Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de acessibilidade com usuários com deficiência visual total e com baixa visão

Autores

  • Maria Laura da Costa Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.002.0019

Palavras-chave:

Acessibilidade na Web, Avaliação, Educação a Distância

Resumo

A Educação a Distância (EaD) integra as agendas políticas federal e estaduais para a expansão e interiorização do ensino superior no Brasil. Seu alcance se deve, sobretudo, às tecnologias da informação, como a Internet, que são fundamentais à veiculação da educação à uma diversidade de grupos sociais. Nesse contexto, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) desempenha um importante papel em articular as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais para atender o público local interessado por uma formação superior a distância. Com isto, o acesso à informação em seu portal deve contemplar diferentes usuários, inclusive os deficientes visuais. A fim de verificar se o portal da UAB é acessível a este grupo, realizou-se uma pesquisa de caráter avaliativo, misto e exploratório, numa concepção pragmática, com a participação de pessoas com deficiência visual total e com baixa visão, bem como com validadores automáticos para identificar possíveis problemas de acessibilidade. Dentre os resultados alcançados, verificou-se que o portal não considerou a possibilidade de acesso desse grupo de usuários ao seu conteúdo. Ou seja, o portal não é acessível às pessoas com deficiência visual total e com baixa visão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura da Costa Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Gestão Organizacional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (conceito CAPES 5), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possuo graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2011), na qual fui aluna-coordenadora de projetos de extensão entre os anos de 2007 e 2010, prestando assessoria ao Setor Coureiro-Calçadista da cidade de Patos/PB. Desde 1996, tenho desenvolvido a docência; com experiência nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Denis Silva da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da graduação em Administração, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente ele atua como: i) líder do tema Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Divisão de Administração da Informação da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração); ii) um dos líderes do grupo de pesquisa NEPSI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de Sistemas de Informação.

Simone Bacellar Leal Ferreira Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta dos cursos de Sistemas de Informação (mestrado acadêmico e graduação) do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Mestrado em Informática (Computação gráfica) e Doutorado em Informática (Interface com o usuário), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Graduação em Oceanografia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1983). Áreas de atuação e interesse: Usabilidade, Acessibilidade, Interação Humano-Computador, Sistemas de Informação, Uso de Cores e Gerenciamento Ambiental. Coordena um grupo de pesquisas em acessibilidade e usabilidade da UNIRIO, onde está sendo desenvolvido o projeto Alinhando os Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade . Autora do livro e-Usabilidade (ISBN 978-85-216-1651-1) publicado e lançado em setembro de 2008, pela Editora LTC.

Downloads

Publicado

2013-09-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)