Uma análise de usabilidade na técnica da análise de pontos de função
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0013Palavras-chave:
Usabilidade, Análise de Ponto de Função, Taxonomia, Heurísticas de NielsenResumo
O acesso à informação de qualidade é essencial para a eficácia de organizações. Essa demanda torna a interface com o usuário parte fundamental dos Sistemas de Informação, por constituir o meio pelo qual usuários se comunicam com aplicativos para ter acesso às informações. Mensurar o esforço de desenvolvimento de uma interface de qualidade – que satisfaça a muitos usuários – não é uma tarefa simples, tendo em vista a diversidades das pessoas e suas distintas necessidades. O esforço contempla não somente o tempo e o custo exigido para o desenvolvimento, mas também a quantidade de pessoas e horas necessárias para a construção. As métricas de software são consideradas as técnicas mais precisas para garantir qualidade em aplicações de software. Entre elas, a técnica de Análise de Pontos de Função é a mais difundida, devido à sua flexibilidade de plataforma e linguagem de desenvolvimento, e a mais utilizada para estimativa de custo nos contratos de sistemas governamentais. Entretanto, a definição de usabilidade nessa técnica não é aderente aos padrões utilizados para averiguar usabilidade, como descrito na literatura. Nesse contexto, este trabalho tem como propósito analisar a descrição da usabilidade presente nessa métrica, visando identificar sua adequação à taxonomia da usabilidade proposta por Ferreira e Nunes e às heurísticas de Jakob Nielsen.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.