Uma análise de usabilidade na técnica da análise de pontos de função

Autores

  • Michele de Vasconcelos Leitão Universidade de Pernambuco
  • Darliane Goes de Miranda Universidade de Pernambuco
  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Lencastre Pinheiro de Menezes Cruz Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0013

Palavras-chave:

Usabilidade, Análise de Ponto de Função, Taxonomia, Heurísticas de Nielsen

Resumo

O acesso à informação de qualidade é essencial para a eficácia de organizações. Essa demanda torna a interface com o usuário parte fundamental dos Sistemas de Informação, por constituir o meio pelo qual usuários se comunicam com aplicativos para ter acesso às informações. Mensurar o esforço de desenvolvimento de uma interface de qualidade – que satisfaça a muitos usuários – não é uma tarefa simples, tendo em vista a diversidades das pessoas e suas distintas necessidades. O esforço contempla não somente o tempo e o custo exigido para o desenvolvimento, mas também a quantidade de pessoas e horas necessárias para a construção. As métricas de software são consideradas as técnicas mais precisas para garantir qualidade em aplicações de software. Entre elas, a técnica de Análise de Pontos de Função é a mais difundida, devido à sua flexibilidade de plataforma e linguagem de desenvolvimento, e a mais utilizada para estimativa de custo nos contratos de sistemas governamentais. Entretanto, a definição de usabilidade nessa técnica não é aderente aos padrões utilizados para averiguar usabilidade, como descrito na literatura. Nesse contexto, este trabalho tem como propósito analisar a descrição da usabilidade presente nessa métrica, visando identificar sua adequação à taxonomia da usabilidade proposta por Ferreira e Nunes e às heurísticas de Jakob Nielsen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele de Vasconcelos Leitão, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (bolsista CNPQ) e graduada em Engenharia da Computação pela POLI - UPE (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Darliane Goes de Miranda, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco e graduada em Sistemas de Informação também pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é bolsista (CAPES) e desenvolve uma pesquisa sobre a acessibilidade em Bibliotecas Digitais e a interação do usuário com sistemas digitais. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em engenharia de software, engenharia de requisitos e análise de TI.

Denis Silva da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Ele é, atualmente, professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da graduação em Administração, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente ele atua como: i) líder do tema Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Divisão de Administração da Informação da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração); ii) um dos líderes do grupo de pesquisa NEPSI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de Sistemas de Informação.

Maria Lencastre Pinheiro de Menezes Cruz, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Foi Gerente do Departamento de Sistemas Computacionais da UPE em 2009. Foi Coordenadora do Curso de Engenharia de Computação (POLI - Universidade de Pernambuco) no período de 2010 e 2011. É professora adjunta do Programa de Engenharia de Computação da POLI-UPE desde 2004, do qual também faz parte do Núcleo de Docentes Estruturante. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Requisitos, Banco de Dados e Simulação. Realizou pos-doutorado na Universidade Nova de Lisboa em 2008. É membro do mestrado em Engenharia de Computação da POLI-UPE e do mestrado Engenharia de Sistemas da POLI-UPE. É a lider do Grupo do CNPQ Linguagens de Programação e Engenharia de Software da UPE. É diretora social do Real Gabinete Português de Leitura do Recife. Atualmente é coordenadora dos Tutoriais da 21th Requirements Engineering Conference (RE´13) que ocorrerá no Rio, Brazil. Foi coordenadora da Thematic Track Quality in ICT Requirements Engineering, part of 8th International Conference on the Quality of Information and Communications Technology (QUATIC´12) que ocorreu em Lisboa, Portugal. Foi coordenadora geral do IDEAS'08, coordenadora das seis edições do RE Track parte do Annual ACM-SAC. Foi chefe de programa do WER 2011 que faz parte do 25 -XIV CiBSE 2011 que ocorreuno Rio de Janeiro. É atualmente coordenadora da RE Track parte do Annual ACM-SAC 2012 que ocorrerá em Trento-Itália além de coordenadora da trilha Quality in ICT Requirements Engineering da 8th International Conference on the Quality of Information and Communications Technology (QUATIC). Coordenadora Geral do I Workshop Desafios em Engenharia de Requisitos de Pernambuco (I WDPER).

Downloads

Publicado

2013-02-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)