Transformando mapas mentais em modelos conceituais de informação

Autores

  • Fernando Jose Araujo Wanderley Universidade de Pernambuco
  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0007

Palavras-chave:

Mapas Mentais, Transformação, Modelos Conceituais de Informação, Modelos de Requisitos

Resumo

A engenharia de requisitos é um fator crítico de sucesso em projetos de Sistemas de Informação. Recentes pesquisas relatam evidências que parte desta dificuldade encontra-se no entendimento dos requisitos do sistema. Ou seja, existem problemas entre os especialistas do domínio, aquele que entende do negócio, e o desenvolvedor, profissional da área de Tecnologia da Informação. Para minimizar esse problema, este artigo explorou a hipótese de que a utilização de uma técnica criativa e ágil de modelagem, por meio da adoção de mapas mentais, pudesse trazer um suporte cognitivo e eficaz para a obtenção mais rápida de modelos de requisitos mais fidedignos a realidade levantada pelos especialistas de domínio. Deste modo, o objetivo deste artigo foi apresentar um mecanismo de transformação de mapas mentais para os modelos de requisitos, mais especificamente no modelo conceitual de informação, a partir de técnicas de engenharia orientada a modelos. A ideia central é apropriar-se das características cognitivas do mapa mental para auxiliar aos projetistas de sistemas a confeccionarem seus modelos de forma mais sistemática, servindo inclusive, como um artefato de auxílio na compreensão do domínio do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Jose Araujo Wanderley, Universidade de Pernambuco

Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco, na área de Engenharia de Software, com foco na área de Engenharia de Requisitos - Modelagem de Requisitos. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco atuou como Analista de Sistemas e Líder Técnico em projetos de grande porte utilizando a tecnologia Java há mais de 7 anos, foi professor do ensino técnico na Unibratec por mais de 2 anos, trabalhou como Consultor de Processos de Desenvolvimento de Software (IBM Rational) e Instrutor Java (todas as plataformas) pela Qualiti Software Process. Atualmente é Professor Titular da Faculdade Nova Roma e tem dedicado seus esforços na área de pesquisa de Engenharia de Requisitos, especificamente no processo de modelagem, e em PBL aplicado ao ensino de Engenharia de Software.

Denis Silva da Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Ele é, atualmente, professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da graduação em Administração, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente ele atua como: i) líder do tema Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Divisão de Administração da Informação da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração); ii) um dos líderes do grupo de pesquisa NEPSI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à área de Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2013-02-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)