Análise bibliométrica em controladoria dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos no período de 2011 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0025

Palavras-chave:

Bibliometria, Controladoria, Congresso Brasileiro de Custos

Resumo

Devido a importância da controladoria para as organizações, diversos autores vêm publicando nessa temática. Esse estudo busca identificar o perfil dos artigos publicados com o tema controladoria no Congresso Brasileiro de Custos dentro do período de 2011 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e bibliométrica do tipo levantamento. A análise de dados, da amostra de 58 artigos, foi realizada por meio de técnicas bibliométricas. Os resultados indicam que a quantidade de artigos está diminuindo ao longo dos anos e Rogério Lunkes, Augusto Cabral, Marcus Machado, Maria Peter, Maria Pessoa e Sandra Santos foram os autores com maior número de publicações. Viu-se ainda que as instituições UFC, UFSC, UEM, UFBA tiveram mais autores vinculados, logo, destaque para às regiões Nordeste e Sul. A respeito da temática dos artigos constatou-se que custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões seguido de metodologias de ensino e pesquisa em custos foram os que tiveram mais artigos publicados no CBC. As palavras-chaves mais referenciadas foram: produção científica, bibliometria, contabilidade, práticas de controladoria, controladoria, controller e gestão de custos. Relativo à metodologia viu-se que o objetivo de pesquisa mais utilizado foi descritivo (74%), a estratégia de pesquisa com maior destaque foi o levantamento (43%) e 48% dos artigos possuíam abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em inovação.

Rayssa Rayane Rocha Rosário Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialização em Direito Tributário e em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É mestranda no programa de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). Atualmente é coordenadora contábil da Steinert Latinoamericana Tecnologia de Separação Ltda. Tem experiência nas áreas de Administração, Finanças e Contabilidade.

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e gestão de custos; administração pública e contabilidade pública.

Uajará Pessoa Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor associado da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação em engenharias, letras e administração e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico; redes; capital social; e aprendizado em rede.

Bárbara Gabrielle Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2019). Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018) com extensão acadêmica em Auditoria, Sistemas de Controle de Gestão e Informática em Portugal (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração de empresas, gestão estratégica e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)