Aplicação da metodologia de BPM: o caso de uma empresa de locação de vestidos de festa em Belo Horizonte

Autores

  • Juliana Elisei Almada Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Uajará Pessoa Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Enderson Fabian de Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Paulo Fernandes Sanches Junior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0007

Palavras-chave:

Business Process Management, Otimização de Processos, Indústria de Vestuário

Resumo

O Business Process Management (BPM) tem por objetivo a otimização de processos de negócio, a partir do mapeamento da situação atual, análise e remapeamento, de acordo com as considerações realizadas pelo analista. Sendo esta ferramenta bastante comum em grandes empresas, este trabalho busca explorar a sua aplicabilidade em uma empresa de pequeno porte que atua especificamente no segmento de serviços na indústria de vestuário, a fim de verificar se os benefícios do BPM decorrentes da otimização de processos são encontrados neste tipo de negócio. E neste contexto, a empresa é estudada segundo seus processos mais relevantes através da observação participante e da análise de documentos, resultando na aplicação de um ciclo de melhorias. Sendo uma empresa especializada na locação de vestidos de festa advindos de outras clientes, ação denominada “compartilhamento”, os processos trabalhados versaram sobre a forma como estas peças são compartilhadas pelas clientes e a forma como ocorre a sua respectiva locação. O remapeamento destes processos gera uma nova visão, que busca realizar as mudanças decorrentes da identificação de possibilidades de melhorias e o reparo de seus pontos fracos. E após a implementação do BPM todas as melhorias aplicadas foram controladas através de indicadores de desempenho objetivando ampliar o controle dos processos de negócio. Embora sejam necessários outros estudos para validação da aplicabilidade do BPM em empresas de pequeno porte, foram evidenciados diversos benefícios para maximizar o processo de gestão e de comunicação da empresa foco deste trabalho.

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Biografia do Autor

Juliana Elisei Almada, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2014) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Batista Mineiro(2007).

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei. É Especialista em Gestão Executiva pela Universidade de São Paulo onde também concluiu os créditos para o mestrado em engenharia metalúrgica. É Mestre Profissional em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, onde também concluiu seu primeiro pós-doutorado, em administração. Tem experiência acumulada em 20 anos de gestão empresarial, em setores da siderurgia, não-ferrosos, mineração e produtos químicos. Atualmente é professor adjunto da carreira de magistério superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais onde leciona na graduação e no mestrado em administração; conduzindo pesquisas com foco no processo de tomada de decisões especialmente nos campos científico e tecnológico; redes; capital social; e aprendizado em rede.

Enderson Fabian de Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Administrador (ênfase em Gestão e Logística), Pós Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, Mestre em Transportes pela UFMG, cursando disciplina isolada no Curso de Doutorado em Administração da UFMG. Experiência na área de Logística e implantação de projetos em grandes empresas do segmento automotivo. Competência na estruturação e implantação de projetos de automatização e logística após pesquisas diversas de campo e análises de custos mercadológicos. Domínio de informática, atuando como suporte de análises, soluções dos processos sistêmicos e suas aplicações, e consultor para a implantação de Sistemas ERP. Gestão técnica de contratos de prestadores de serviços logísticos e gerenciamento de equipe. Experiência como Professor Presencial para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, Professor Tutor EAD para os cursos de Pós Graduação em Logística da Faculdade Anhanguera, Professor da PUC-MG para os cursos de pós-graduação em Logística Empresarial e Professor do Centro Universitário UMA para os cursos de Engenharia da Produção, Logística e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Atualmente ocupa o cargo de Professor Substituto no CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Professor de Pós Graduação da PUC-MG e da UNILESTE-MG para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manutenção. Atua principalmente nos seguintes temas: implantação e gestão de tecnologias, logística (estratégia, planejamento, produção, embalagem, Just in Time, Qualidade e LEAN Manufacturing) e pesquisas na área de Transporte Público.

Paulo Fernandes Sanches Junior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Tecnologia de Informática pelo Centro Universitario Newton Paiva, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto IV do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, sistemas de informação, O&M e sistemas de transportes.

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Publicado

2015-11-04

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