Aplicação da metodologia de BPM: o caso de uma empresa de locação de vestidos de festa em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.002.0007Palavras-chave:
Business Process Management, Otimização de Processos, Indústria de VestuárioResumo
O Business Process Management (BPM) tem por objetivo a otimização de processos de negócio, a partir do mapeamento da situação atual, análise e remapeamento, de acordo com as considerações realizadas pelo analista. Sendo esta ferramenta bastante comum em grandes empresas, este trabalho busca explorar a sua aplicabilidade em uma empresa de pequeno porte que atua especificamente no segmento de serviços na indústria de vestuário, a fim de verificar se os benefícios do BPM decorrentes da otimização de processos são encontrados neste tipo de negócio. E neste contexto, a empresa é estudada segundo seus processos mais relevantes através da observação participante e da análise de documentos, resultando na aplicação de um ciclo de melhorias. Sendo uma empresa especializada na locação de vestidos de festa advindos de outras clientes, ação denominada “compartilhamento”, os processos trabalhados versaram sobre a forma como estas peças são compartilhadas pelas clientes e a forma como ocorre a sua respectiva locação. O remapeamento destes processos gera uma nova visão, que busca realizar as mudanças decorrentes da identificação de possibilidades de melhorias e o reparo de seus pontos fracos. E após a implementação do BPM todas as melhorias aplicadas foram controladas através de indicadores de desempenho objetivando ampliar o controle dos processos de negócio. Embora sejam necessários outros estudos para validação da aplicabilidade do BPM em empresas de pequeno porte, foram evidenciados diversos benefícios para maximizar o processo de gestão e de comunicação da empresa foco deste trabalho.Downloads
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