Economia circular e passivo ambiental da indústria têxtil: análise de empresas do setor da moda brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0020

Palavras-chave:

Economia Circular, Sustentabilidade, Indústria Têxtil, Passivo Ambiental

Resumo

O presente artigo investigou a Economia Circular (EC) e o passivo ambiental da indústria têxtil, na tentativa de responder o seguinte questionamento: Considerando o elevado impacto ambiental da indústria têxtil, de que maneira a adoção da EC pode ser transformada em alternativa para o lançamento estrutural do passivo ambiental de empresas do setor da moda em seus relatórios financeiros? Pretendeu-se, especificamente: (i) descrever os formatos de EC adotadas por empresas do setor da moda, (ii) identificar lançamentos estruturais de iniciativas socioambientais e (iii) identificar lançamentos estruturais do passivo ambiental. Este trabalho se justifica por discutir a problemática dos resíduos têxteis e as possibilidades alinhadas às dimensões da sustentabilidade no âmbito da indústria têxtil. A revisão teórica engloba discussões sobre sustentabilidade, economia circular e passivo ambiental. A coleta de dados se deu pela análise qualitativa de relatórios de três grandes empresas do setor da moda que já possuíam iniciativas de EC. Nos resultados, constatou-se que as empresas pesquisadas podem utilizar, de forma mais efetiva, as informações relacionadas aos gastos com iniciativas socioambientais e, também, incluir as informações acerca do passivo ambiental por meio do seu lançamento estrutural em relatórios financeiros. A EC, bem como a implementação de iniciativas socioambientais ao serem adotadas pelas empresas podem integrar as informações financeiras das organizações de forma a contrapor possíveis passivos ambientais e, assim, possibilitar a avaliação do nível do compromisso organizacional no que diz respeito à atuação em formato positivo para sociedade e limpo para o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Costa Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET-MG. Possui graduação em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2006). Especialização em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é servidor Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Secretária Geral da Escola de Enfermagem, Campus Saúde da UFMG. Possui experiência nas áreas de Gestão Administrativa e Acadêmica, Inclusão Social e Acessibilidade.

Bárbara Gabrielle Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2019). Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018) com extensão acadêmica em Auditoria, Sistemas de Controle de Gestão e Informática em Portugal (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração de empresas, gestão estratégica e empreendedorismo.

Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em inovação. 

Fabrício Molica de Mendonça, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenador e professor do programa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e professor Associado II da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, sistema de informação, incubação e micro e pequena empresa, Logística Reversa, mapeamento e análise de processos e Gestão Pública.

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e gestão de custos; administração pública e contabilidade pública.

Downloads

Publicado

2020-08-24