O impacto do conflito trabalho-família no processo decisório das mulheres: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0025

Palavras-chave:

Conflito trabalho-família, Processo decisório, Trabalho Feminino

Resumo

Esse trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o impacto do conflito trabalho-família no processo decisório das mulheres em seu ambiente de trabalho a partir dos estudos brasileiros expostos na base de dados SPELL e anais da ANPAD. Foram selecionados e analisados 11 artigos com o termo conflito trabalho-família, publicados entre 2011 e 2021 e com o termo processo decisório foram 22 artigos, avaliados sobre periódicos, área de conhecimento e período. Porém, na base de dados utilizados nesta pesquisa não foi possível identificar nenhum trabalho que relacionasse ambos os termos. Ao examinar apenas o termo conflito trabalho-família, nota-se que são estudos recentes, a partir de 2018, mesmo diante de poucos estudos, constatou-se que as mulheres são as mais impactadas pelo conflito. A falta de tempo é a condição que mais afeta os profissionais em geral. Enquanto o processo decisório apresenta-se um número considerável de artigos publicados, desde 2011. Contudo, a questão do gênero é escassa em publicações brasileiras, porém, em alguns casos, pode ser causador de conflitos durante a tomada de decisão. Logo, torna-se relevante as discussões deste estudo devido a uma carência de pesquisas quanto ao tema, em especial sobre o conflito trabalho-família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Cachuite Mendes Macedo, Universidade Federal de Viçosa

Desde 2017, servidora Técnico-Administrativa em Educação da UFV - CAMPUS FLORESTAL. Atualmente, tutora do curso em Administração na modalidade subsequente à distância (2023-2024); Intercâmbio "General English 20 lessons/15 hours" pela escola EC Malta (2022); Docente em cursos profissionalizantes de ensino a distância para formação inicial e continuada no Programa Novos Caminhos em parceria com o Ministério da Educação (2020-2021); Formada em Administração (2015-2019); Experiência na área administrativa e pedagógica, com ênfase em gestão de pessoas e comportamento humano no trabalho; 1ª lugar no Simpósio de Integração Acadêmica, na modalidade Pesquisa do Instituto de Ciências Humanas e Sociais pelo trabalho ?Comprometimento e gênero em servidores públicos da Universidade Federal de Viçosa ? Campus Florestal?, Facilitadora e Multiplicadora do Curso "Bota pra Fazer" - BPF UFV (2017-2018); Participante de 2 anos (2015-2016) na Empresa Júnior de Administração da UFV - CAMPUS FLORESTAL; Técnico em Alimentos na UFV - CAMPUS FLORESTAL (2011-2013);

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e custos para tomada de decisão; administração pública e contabilidade pública.

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)