Análise dos antecedentes do comportamento de cidadania organizacional: estudo de caso com servidores de uma instituição federal de ensino

Autores

  • Kenny Moreno Santos Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lívia Maria de Pádua Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-5271-9397

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0009

Palavras-chave:

Cidadania Organizacional, Comprometimento Afetivo, Suporte Organizacional, Suporte Social, Serviço Público

Resumo

O Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) é definido como um comportamento individual, espontâneo e criativo, em que o funcionário vai além do que é exigido pelo seu cargo. Este tipo de comportamento promove os objetivos da organização e ainda melhora o ambiente social e psicológico no qual a tarefa é executada. O objetivo deste trabalho foi de investigar qual a influência do comprometimento afetivo e dos suportes organizacional e social sobre o CCO de servidores públicos de uma instituição federal de ensino. Essa pesquisa teve um caráter quantitativo, sendo aplicado um questionário do tipo survey numa amostra de 310 servidores públicos. Os dados foram analisados usando-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e os resultados indicaram que o CCO é influenciado mais fortemente pelo comprometimento afetivo do que pelo suporte organizacional e social. Entretanto, o fator cooperação sofreu uma influência mais preponderante do suporte social.

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Biografia do Autor

Kenny Moreno Santos Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2017), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2011), possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e atualmente está cursando Graduação em Administração pela ESAB (2019). Tem experiência na área de Administração e também já atuou como Professora do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e gestão de custos; administração pública e contabilidade pública. Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Administração do CEFET-MG

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Publicado

2019-09-29

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