A produção acadêmica brasileira em temas emergentes em gestão de pessoas de 2011 a 2015

Autores

  • Mariana Martins Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil
  • Silvia Pedroso da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Kenny Moreno Santos Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Ana Rute Ribeiro Matos de Faria Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Livia Maria de Padua Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0008

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, gestão de pessoas, Recursos Humanos, recursos humanos, Estudos Bibliométricos, estudos bibliométricos

Resumo

A partir de estudos bibliométricos é possível retratar o estado da arte de um determinado campo da ciência, e investigações desse tipo demonstram utilidade na verificação de tendências, como o crescimento ou a redução do interesse da academia por determinadas temáticas. O objetivo deste estudo foi mapear a produção acadêmica de 2011 a 2015, sobre temas considerados emergentes na área de Gestão de Pessoas. Para isso, foram analisados 104 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros na área de Administração, classificados entre A2 e B2 conforme a WebQualis da CAPES, considerando a caracterização da produção, o conteúdo e as características metodológicas de cada artigo. A maior parte dos artigos está publicado nos periódicos Cadernos EBAPE.BR, RAP, RAM, RAC, REAd e O&S. Os periódicos Cadernos EBAPE.BR e RAP se destacaram entre os outros, com maior número de publicações. Dentre os resultados encontrados, foi possível observar que os temas Gestão de Pessoas na Administração Pública e Gestão da Diversidade não podem mais ser considerados emergentes, uma vez que possuíram um grande número de publicações durante o período. Outros temas, como o Teletrabalho ou a Gestão de pessoas altamente qualificadas, no entanto, ainda requerem maior atenção por parte da academia, já que, juntos, representaram menos de 5% do total de artigos identificados neste estudo.

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Biografia do Autor

Silvia Pedroso da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Administração de Empresas pelo CEFET-MG, graduada em Psicologia pela UFMG. Profissional de Consultoria e Gestão de Recursos Humanos, com atuação generalista em todos os subsistemas de RH, em multinacionais e empresas de médio porte, de diversos ramos: - Reestruturação e gestão dos setores de RH e Facilities ? gestão de equipes e projetos, estruturação de novas políticas e procedimentos, planejamento estratégico, montagem e apresentação de relatórios e acompanhamento de indicadores de RH. - Desenvolvimento Organizacional ? análise e redefinição de estrutura organizacional, identificação de key players e definição de Plano de Sucessão, implementação de ferramentas corporativas. - Treinamento e Desenvolvimento - levantamento de necessidades, implantação de Matriz de Competências, desenvolvimento e execução de Plano de Desenvolvimento para níveis operacionais, administrativos e Liderança; gestão de ferramentas de Avaliação de Desempenho; implantação de Programas de Desenvolvimento de Estagiários/Aprendizes; elaboração e condução de programas de Integração de novos funcionários e novos gestores. - Remuneração e Benefícios - análise e descrição de cargos para todos os níveis, análise de pesquisas e acompanhamento de plano de salários (Hay), elaboração de planos de remuneração variável; implementação e gestão de programas de Reconhecimento; pesquisa, negociação e implantação de planos de benefícios, convênios e parcerias. - Recrutamento e Seleção de Pessoal - planejamento e execução de ações de atração e seleção de novos funcionários: recrutamento, dinâmicas de grupo, entrevistas, ferramentas de avaliação e acompanhamento de fornecedores. - Criação, execução e acompanhamento de ações de Comunicação Interna. - Gestão dos processos de Administração de Pessoal ? Folha de Pagamento, Benefícios, Controle de Ponto, Férias, Admissões, Rescisões e Homologações, acompanhamento da legislação, relacionamento com sindicatos; acompanhamento de processos trabalhistas e atuação como preposta. - Acompanhamento de auditorias ISO, Marca CE e Anvisa. - Pesquisas de Diagnóstico Organizacional: observações de campo; elaboração, aplicação e correção de questionários; coordenação de grupos de discussão; entrevistas e elaboração de laudos individuais; elaboração de relatórios. - Elaboração e revisão de manual de RH para franquias. Coaching para empresas e pessoa física. Coach certificada, atende profissionais de várias áreas em Orientação Profissional, Planejamento de Transição de Carreira, Revisão de Currículos e Coaching Pessoal. Também tem experiência como orientadora de profissionais recém-iniciados na área de RH, em projetos nos seus diversos subsistemas. Orientação intercultural: organização e desenvolvimento de conteúdo para programas de treinamento intercultural, orientação ao intercambista e família, moderação de grupos de discussão de assuntos relacionados ao intercâmbio, realização de reuniões de orientação pré-embarque, entrevistas individuais de diagnóstico de interesses.

Kenny Moreno Santos Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Tem experiência na área de Administração e também atuou como Professora do Ensino Fundamental e Médio, com as disciplinas de Matemática e Física. Atualmente é Assistente em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e está cursando Mestrado em Administração pelo CEFET-MG.

Ana Rute Ribeiro Matos de Faria, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2014) sendo atual aluna do mestrado acadêmico do Programa de Pós Graduação em Administração na mesma instituição. Atualmente é servidora técnico-administrativa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, exercendo atividades na Diretoria de Planejamento e Gestão. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Logística e Licitações. Já atuou na área de Compras e Contratações Públicas, tendo sido pregoeira. Executou atividades relacionadas à logística, suprimentos e armazenamento em almoxarifados e em obras. Suas pesquisas têm como foco os Estudos Organizacionais, especialmente ligados à subjetividade, prazer e sofrimento no trabalho, Psicodinâmica e Psicossociologia do Trabalho.

Livia Maria de Padua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e gestão de custos; administração pública e contabilidade pública.

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Publicado

2016-11-30

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