Fatores de satisfação preconizado por consumidores em serviços de supermercados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0006

Palavras-chave:

Serviços, Supermercados, Consumidor, Fatores de Satisfação

Resumo

Os supermercados servem de elo na cadeia entre produtores e seus consumidores finais. Todavia, o consumidor possui uma visão do que seria valor para si, cabendo aos supermercados compreender esse valor, a partir da identificação dos fatores de qualidade que preconizam a satisfação dos clientes e o aumento de desempenho. Sendo portanto o objetivo deste estudo o de identificar os principais fatores de satisfação preconizado pelos consumidores em serviços de supermercados. O método empregado caracteriza-se por uma pesquisa descritiva envolvendo uma survey com 240 clientes de supermercados do extremo norte gaúcho. Como resultado obteve-se oito fatores que proporcionam valor (benefícios) para a clientela: atendimento, variedades, promoções, produtos, ambiente, preços, acessibilidade e localização. Além da contribuição para gestão mercadológica do setor supermercadista e ao bem estar social da população onde o estudo foi desenvolvido, o trabalho também proporciona implicações acadêmicas e científicas, ao ampliar o estudo dos fatores que influenciam na satisfação dos consumidores em supermercados.

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Biografia do Autor

Eliziane Studzinski, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela URI. Possui Graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada Campus de Frederico Westphalen (URI). Possui experiência com vendas.

Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, Estudou Administração de Empresas na Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi Diretor do IMUR ? Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós-graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Trabalhou como consultor de organismos internacionais ? ONU, OEA, OIT ? e de empresas. Como pesquisador desenvolveu trabalhos para diversas empresas ? UNILEVER, COLGATE, L?OREAL, PMORRIS, COCA COLA e outras-. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9923-3829

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Controladoria e Finanças. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Tem atuação e experiência em pesquisa de mercado e institucional (ensino superior), inteligência de marketing, assessoria acadêmica e cientifica em gestão/negócios/administração (método qualitativo e quantitativo). Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo, tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing. #ORCID: 0000-0002-3774-7656 [ https://orcid.org/0000-0002-3774-7656 ]. [ https://www.researchgate.net/profile/Derli_Angnes ]. ==> CONTATO PARA TRABALHOS: derli.angnes@gmail.com 

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Publicado

2020-10-05