Modelos e ferramentas da controladoria empresarial brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0004

Palavras-chave:

Controladoria empresarial, Contabilidade gerencial, Modelos, Ferramentas

Resumo

A controladoria empresarial é oriunda da contabilidade gerencial e vem se disseminando no Brasil entre as organizações pela importância que exerce na assessoria da alta cúpula gerencial com informações privilegiadas de planejamento e controle para tomada de decisões estratégicas. Sendo o objetivo deste artigo o de identificar e descrever os principais modelos e ferramentas de adoção pela controladoria nas empresas brasileiras. Para isso, foi adotado uma pesquisa exploratória bibliográfica em artigos científicos e livros acadêmicos para identificar e descrever os principais modelos e ferramentas mais recorrentes e utilizadas pela controladoria empresarial no Brasil. Os resultados permitiram a identificação e descrição de 12 modelos e ferramentas: Controles administrativos internos; Relatórios gerenciais e contábeis; Planejamento orçamentário; Controles financeiros e contábeis; Ferramentas de avaliação econômica/financeira/contábil; Sistemas de informação gerencial; Sistemas de inteligência de negócio e mercado; Auditoria; Controles de qualidade; Planejamento e controle tributário; Balanced Scorecard e Compliance. Estes resultados servem de subsídio conceitual para estudantes, profissionais e estudiosos da controladoria empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Controladoria e Finanças. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Tem atuação e experiência em pesquisa de mercado e institucional (ensino superior), inteligência de marketing, assessoria acadêmica e cientifica em gestão/negócios/administração (método qualitativo e quantitativo). Atualmente dedica-se na realização de assessoria, consultoria e pesquisa acadêmica e empresarial.

Eliziane Studzinski, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Regional Integrada Campus de Frederico Westphalen (URI). Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada Campus de Frederico Westphalen (URI). 

Publicado

2023-01-08