A estruturação dos mapas conceituais na aprendizagem sobre a diversidade animal no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2023.001.0001Palavras-chave:
Mapeamento conceitual, Conteúdos biológicos, InvertebradosResumo
Diante dos desafios para se estudar a diversidade animal, este trabalho teve como objetivo detectar elementos da estrutura dos mapas conceituais que foram expressos por estudantes ao representarem graficamente conteúdos sobre táxons de animais invertebrados no ensino superior. O estudo foi desenvolvido com duas turmas de graduação em Ciências Biológicas no processo de ensino de uma disciplina de Zoologia em uma universidade federal no nordeste do Brasil. Registros foram feitos em momentos de observação participante das aulas e questionários referentes a opiniões e avaliação dos estudantes foram aplicados. A pesquisa mostrou que dos participantes, 100% do turno noturno e 84% do turno diurno, responderam a pergunta referente à construção dos mapas conceituais e, com isso, proporcionou identificar quais grupos de animais foram mais significativos para cada estudante, como também, o quanto os esquemas estruturados revelaram sobre o conhecimento individual adquirido. Dessa forma, ao explorar conteúdos biológicos, por meio de mapas conceituais, seja sobre a diversidade animal muito ou pouco conhecida, ou qualquer outro tema, promove-se a aprendizagem, dando maior visibilidade ao processo.
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