Mapeamento de informações taxonômicas e filogenéticas sobre Collembola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0001

Palavras-chave:

Assimilação de conceitos, Biodiversidade, Mapa conceitual, Zoologia

Resumo

A biodiversidade animal é de suma importância para o planeta Terra, e, sendo o Brasil um dos países mais biodiversos, é necessário que se conheça e preserve sua fauna. Dentre o imenso grupo dos animais, temos os colêmbolos, pequenos hexapoda, parecidos com insetos. Em consequência dos conhecimentos zoológicos serem muito conceituais e, de natureza abstrata, faz-se necessário que, esquemas gráficos, sejam empregados no processo de organização dos conteúdos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi sistematizar uma compreensão básica sobre os colêmbolos utilizando o mapa conceitual como ferramenta visual. Dessa forma, com a inclusão dos caracteres mais gerais no topo do mapa, tem-se uma ilustração que evidencia parentescos dos Collembola, com outros grupos mais gerais. Já, o caracteres mais específicos, na base, é uma forma de rastrear as especificidades relacionadas com os subgrupos da linhagem em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Albuquerque Filgueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Douglas de Souza Braga Aciole, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Thiago Jesus da Silva Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Ruann Ramires Nunes Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN. Especialista em Ecologia Urbana pela Faculdade INTERVALLE. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para a Sustentabilidade.

Roberto Lima Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Ciências Biológicas e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Direito pela UFRN. Atualmente é biólogo da UFRN. Tem experiência como coordenador e ministrante de Cursos e Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária que tratam da Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Conservação e Proteção jurídica da Biodiversidade, no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica e Política Nacional da Biodiversidade. Participou de projetos de divulgação científica no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Possui interesse na área de Sistemática Filogenética e Ecologia e Biogeografia de fauna associada à folhagem e fitotelmo de Bromeliaceae terrestre e rupícola de caatinga, restinga, tabuleiro litorâneo e Mata Atlântica no Rio Grande do Norte. Interessa-se pela interface entre Sistemática Filogenética/Biodiversidade e Direito, e expressividade da Sistemática Filogenética e da perspectiva filogenética em livros didáticos do Ensino Médio e Superior. Trabalha também com divulgação científica e ensino (com ênfase em mapeamento conceitual) enfocando áreas de Zoologia, História Natural e Sistemática Filogenética, enfatizando a sua relevância para atividades de sensibilização no contexto da proteção do ambiente e biodiversidade, objetivando o fomento ao letramento científico e jurídico (legal literacy) e cidadania. 

Elineí Araújo de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (USP). mestra em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Biologia (Licenciatura) pela UFPB. Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Filogenia, estudo de grupos Deuterostomados basais e Anelídeos poliquetas. Tem interesse na aprendizagem do tema Biodiversidade relacionado ao ensino de Ciências, Biologia e Zoologia por meio de mapas conceituais. É professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN). 

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Fundamentos de Biodiversidade