Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o uso e qualidade da água para consumo humano na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0020

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Problemas Ambientais, Qualidade da Água

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos alunos do Ensino Fundamental II sobre a água e seu consumo consciente, como também avaliar a qualidade da água da escola. A pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do 6º ano do ensino fundamental, turno vespertino, durante o primeiro semestre de 2020, em uma escola municipal, em Tenente Ananias, RN. Para isso utilizou-se a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas e fechadas com os discentes e a análise microbiológica da água consumida na escola. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que os alunos apresentaram percepções quanto aos problemas ambientais da cidade que residem como também, foram capazes de apontar estratégias para minimizar os impactos ambientais, relacionado aos recursos hídricos, como por exemplo: “não demorar muito tempo no banho, ou manter a torneira fechada.” Em relação à análise da água, constatou-se que todas as amostras apresentaram coliformes totais e E. coli, sendo imprópria para o consumo humano. Concluímos que trabalhos de percepção e conscientização devem ser contínuos na escola. Como sugestão, faz-se necessário que trabalhos intervencionistas sejam adotados, desde a identificação da percepção, conscientização e monitoramento da qualidade da água em todas as etapas de formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Futura e Pós-graduanda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN). Atualmente exerço atividades docente na Escola Estadual Padre Bernadino Fernandes e Escola Municipal Ana Regina Alves Fernandes.

Aline Raiane de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).Durante a graduação foi Monitora da disciplina de Histologia e Embriologia Animal com Ênfase nos Vertebrados, pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande. Participou do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Campina Grande, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2017. Tem experiência no laboratório de patologia clínica devido atuação nessa área durante o trabalho de conclusão de curso. Especialista no ensino de ciências da natureza e matemática por meio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Professora em uma escola privada desde janeiro de 2018, atuando nas disciplinas de biologia e ciências, com as turmas do ensino fundamental II e ensino médio.

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação Profissional (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Biologia para o Ensino de Ciências, Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências), na Pós-Graduação Lato sensu Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN (Educação e Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa), atua como docente permanente do Mestrado em Ensino PPGE - UERN/IFRN/UFERSA), Campus Pau dos Ferros.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)