Environmental perception of elementary school students on the use and quality of water for human consumption at school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0020

Keywords:

Environmental Perception, Environmental Education, Environmental Problems, Water Quality

Abstract

The present work aimed to analyze the environmental perception of elementary school students about water and its conscious consumption, as well as to evaluate the quality of school water. The research was developed with 20 students of the 6th year of elementary school, afternoon shift, during the first semester of 2020, in a municipal school, in Tenente Ananias, RN. For that, we used the application of a questionnaire containing ten open and closed questions with the students and the microbiological analysis of the water consumed at school. After analyzing the collected data, it was found that students had perceptions about the environmental problems of the city they reside in, as well as being able to point out strategies to minimize environmental impacts, related to water resources, such as: “do not delay long in the bath, or keep the tap turned off. ” Regarding the water analysis, it was found that all samples had total coliforms and E. coli, being unsuitable for human consumption. We conclude that awareness and awareness work should be continuous at school. As a suggestion, it is necessary that interventionist works be adopted, from the identification of perception, awareness and monitoring of water quality in all stages of academic training.

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Author Biographies

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Futura e Pós-graduanda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN). Atualmente exerço atividades docente na Escola Estadual Padre Bernadino Fernandes e Escola Municipal Ana Regina Alves Fernandes.

Aline Raiane de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).Durante a graduação foi Monitora da disciplina de Histologia e Embriologia Animal com Ênfase nos Vertebrados, pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande. Participou do PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Campina Grande, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2017. Tem experiência no laboratório de patologia clínica devido atuação nessa área durante o trabalho de conclusão de curso. Especialista no ensino de ciências da natureza e matemática por meio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Professora em uma escola privada desde janeiro de 2018, atuando nas disciplinas de biologia e ciências, com as turmas do ensino fundamental II e ensino médio.

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2017). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís - FSL (2020). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2015). É revisor dos periódicos Hólos; Revista Eletrônica Cientifica Ensino Interdisciplinar; Carpe Diem e Retratos da Escola. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação Profissional (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Biologia para o Ensino de Ciências, Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências), na Pós-Graduação Lato sensu Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN (Educação e Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa), atua como docente permanente do Mestrado em Ensino PPGE - UERN/IFRN/UFERSA), Campus Pau dos Ferros.

Published

2021-08-26

Issue

Section

Educação Ambiental e Ensinos Multidisciplinares

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