Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o uso e qualidade da água para consumo humano na escola
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0020Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Problemas Ambientais, Qualidade da ÁguaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos alunos do Ensino Fundamental II sobre a água e seu consumo consciente, como também avaliar a qualidade da água da escola. A pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do 6º ano do ensino fundamental, turno vespertino, durante o primeiro semestre de 2020, em uma escola municipal, em Tenente Ananias, RN. Para isso utilizou-se a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas e fechadas com os discentes e a análise microbiológica da água consumida na escola. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que os alunos apresentaram percepções quanto aos problemas ambientais da cidade que residem como também, foram capazes de apontar estratégias para minimizar os impactos ambientais, relacionado aos recursos hídricos, como por exemplo: “não demorar muito tempo no banho, ou manter a torneira fechada.” Em relação à análise da água, constatou-se que todas as amostras apresentaram coliformes totais e E. coli, sendo imprópria para o consumo humano. Concluímos que trabalhos de percepção e conscientização devem ser contínuos na escola. Como sugestão, faz-se necessário que trabalhos intervencionistas sejam adotados, desde a identificação da percepção, conscientização e monitoramento da qualidade da água em todas as etapas de formação acadêmica.
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