O papel da OSC Oceânica na conservação da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) em Búzios, Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0003

Palavras-chave:

Tartarugas marinhas, OSC Oceânica, Conservação

Resumo

As organizações ambientais sem fins lucrativos são de grande importância, pois trabalham com a missão de proporcionar bem estar e melhorias para comunidade na qual estão inseridas. A Oceânica - Pesquisa, Educação e Conservação é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com objetivos de trabalhar em prol da conservação e sustentabilidade dos ambientes costeiros e seus respectivos representantes, principalmente a conservação de espécies de tartarugas marinhas com ênfase na tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). Este trabalho buscou investigar o conhecimento da comunidade de Búzios sobre a Oceânica e seu papel ecológico e social na comunidade, verificando os conhecimentos da população sobre as tartarugas de pente. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro de 2020 com a comunidade residente próxima a praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado na plataforma Google forms, com questões abertas e fechadas e disponibilizado online. Foi verificado que a Oceânica tem grande influência na comunidade de Búzios e que seu trabalho vem alcançando grandes resultados em relação a atividades de conservação dos ambientes costeiros marinhos, no entanto se faz necessário uma maior visibilidade do trabalho da OSC Oceânica nos aspectos de pesquisa, educação e conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Maria de Almeida, Centro Universitário Facex

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Natal, e do Centro Universitário Facex - Unifacex dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Raiza Garcia de Almeida, Centro Universitário FACEX

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Centro Universitário Facex -UNIFACEX.  Experiência em Ecologia, com ênfase em área de reprodução de tartarugas marinhas. Realiza pesquisa de identificação e monitoramento de ninhos em uma área reprodutiva no litoral do Rio Grande do Norte na OSC Oceânica

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).  Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Tem experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.

Glauber Henrique Borges de Oliveira Souto, Centro Universitário FACEX

Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário Facex (UniFacex) onde ministra a disciplina no Curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de meio ambiente, atuando principalmente na execução de planos de monitoramentos de fauna (avifauna e mastofauna) e na realização de estudos ambientais para licenciamento de Parques Eólicos e outros empreendimentos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)