The structuring of conceptual maps in learning about animal diversity in higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2023.001.0001

Keywords:

Learning of concepts, Conceptual mapping, Biological contents, Invertebrates

Abstract

Faced with the challenges to study animal diversity, this work aimed to detect elements of the structure of conceptual maps that were expressed by students when they graphically represent contents about invertebrate animal taxa in higher education. The study was developed with two undergraduate classes in Biological Sciences in the process of teaching a Zoology subject at a federal university in northeastern Brazil. Records were made in moments of participant observation of zoology classes and questionnaires referring to students' opinions and evaluation were applied. The research showed that of the participants, 100% of the night shift and 84% of the day shift, answered the question regarding the construction of concept maps and, with this, it allowed to identify which groups of animals were most significant for each student, as well as the how much the structured schemas revealed about the particular knowledge acquired. In this way, when exploring biological content, through concept maps, whether on much or little known animal diversity, or any other topic, learning is promoted, giving greater visibility to the process.

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Author Biographies

Clécio Danilo Dias da Silva, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, e Gestão Ambiental, ambas, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Atualmente é docente dos componentes curriculares Ciências e Biologia pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC-RN). É vinculado Laboratório de Sistemática de Collembola (COLLEMBOLAB) do Departamento de Botânica e Zoologia do Centro de Biociências (DBEZ-CB) da UFRN. Tem experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade

Roberto Lima Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba área de concentração Zoologia. Atualmente é biólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Tem experiência como coordenador e ministrante de Cursos e Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária que tratam da Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Conservação e Proteção jurídica da Biodiversidade, no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e Política Nacional da Biodiversidade (PNBio). Participou de projetos de extensão abordando a divulgação científica no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisa sobre fauna associada à folhagem e fitotelmo de Bromeliaceae terrestre e rupícola de caatinga, restinga, tabuleiro litorâneo e Mata Atlântica no Rio Grande do Norte. Interessa-se pela pesquisa na interface entre a Sistemática Filogenética, Biodiversidade e o Direito, bem como pela expressividade da Sistemática Filogenética e da perspectiva filogenética em livros didáticos do Ensino Médio e Superior. Trabalha também com divulgação científica e ensino (com ênfase em mapeamento conceitual) enfocando áreas de Zoologia, História Natural e Sistemática Filogenética, enfatizando a sua relevância para atividades de sensibilização no contexto da proteção do ambiente e biodiversidade, objetivando o fomento ao letramento científico (alinhando-se ao movimento de "alfabetização oceânica",ou "ocean literacy"), sensibilização jurídica (legal literacy) e cidadania.

Maria de Fátima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Parasitologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência em ensino de graduação e pós-graduação: Parasitologia humana e animal; Docência no Ensino Superior; Educação em Saúde. Pesquisa: Parasitologia Animal e Sustentabilidade. Extensão: Parasitologia, Educação Ambiental e sustentabilidade. Formação continuada de professores: Parasitologia humana e animal, e Educação Ambiental.

Elineí Araújo de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Filogenia, estudo de grupos Deuterostomados basais e Anelídeos poliquetas. Tem interesse na aprendizagem do tema Biodiversidade relacionado ao ensino de Ciências, Biologia e Zoologia por meio de mapas conceituais. É professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-UFRN. 

Published

2023-01-09

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