Ocupação do espaço urbano: observações históricas e a expansão da Península da Ponta D’areia em São Luís (MA) entre os anos de 2004 e 2016

Autores

  • Gláuber Tulio Fonseca Coelho Universidade Anhanguera
  • Layse Lorena Neves Sales Faculdade Pitágoras de São Luís

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-430X.2017.001.0002

Palavras-chave:

Analises Ambientais, Ocupação Urbana, Modificações Ambientais, Geoprocessamento

Resumo

Este trabalho objetiva fazer reflexões sobre a evolução da ocupação do solo na Península da Ponta D’areia, na ilha de São Luís do Maranhão entre os anos de 2004 e 2016. Inicialmente esta área abrigava colônias de pescadores, que transportavam em suas embarcações pessoas do centro da cidade para as praias e que, após a construção da Ponte José Sarney (1970) iniciou o processo de urbanização e modificações da paisagem natural através da remoção de dunas e vegetação. As análises deste trabalho iniciaram-se no ano de 2004, momento em que a Península começou a receber grandes investimentos do setor imobiliário através da construção de grandes condomínios residenciais de alto padrão, transformando a paisagem local. Para o início das análises buscou-se por informações históricas da região da Península da Ponta D’areia em São Luís. Foram selecionadas as imagens da região pelo software Google Earth Pró nos anos de 2004, 2010 e 2016 que foram georreferenciadas, rasterizadas e vetorizadas através da criação de polígonos manualmente, delimitando e quantificando áreas de vegetação, solo exposto e área urbanizada. Estes dados vetoriais gerados no mapeamento foram analisados e classificados em ambiente SIG, fazendo a evolução da ocupação por imagem dos anos analisados, possibilitando a reflexão sobre como a atuação de grandes investimentos conseguiu transformar em uma década uma região nobre da cidade de São Luís.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláuber Tulio Fonseca Coelho, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) , mestrado em Engenharia Civil (Concentração: Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Aluno do Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera - UNIDERP e discente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de São Luís-MA , bem como professor de disciplinas na área de Meio Ambiente e Tecnologia da Construção. Possui experiência em Construção Civil, Gestão de Projetos, Meio Ambiente, Hidrologia e Drenagem.

Layse Lorena Neves Sales, Faculdade Pitágoras de São Luís

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras(2017), atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento aplicado à análises ambientais, monitoramento ambiental, unidades de conservação e saneamento ambiental. 

Downloads

Publicado

2017-10-06