Ocupação do espaço urbano: observações históricas e a expansão da Península da Ponta D’areia em São Luís (MA) entre os anos de 2004 e 2016
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2595-430X.2017.001.0002Palabras clave:
Analises Ambientais, Ocupação Urbana, Modificações Ambientais, GeoprocessamentoResumen
Este trabalho objetiva fazer reflexões sobre a evolução da ocupação do solo na Península da Ponta D’areia, na ilha de São Luís do Maranhão entre os anos de 2004 e 2016. Inicialmente esta área abrigava colônias de pescadores, que transportavam em suas embarcações pessoas do centro da cidade para as praias e que, após a construção da Ponte José Sarney (1970) iniciou o processo de urbanização e modificações da paisagem natural através da remoção de dunas e vegetação. As análises deste trabalho iniciaram-se no ano de 2004, momento em que a Península começou a receber grandes investimentos do setor imobiliário através da construção de grandes condomínios residenciais de alto padrão, transformando a paisagem local. Para o início das análises buscou-se por informações históricas da região da Península da Ponta D’areia em São Luís. Foram selecionadas as imagens da região pelo software Google Earth Pró nos anos de 2004, 2010 e 2016 que foram georreferenciadas, rasterizadas e vetorizadas através da criação de polígonos manualmente, delimitando e quantificando áreas de vegetação, solo exposto e área urbanizada. Estes dados vetoriais gerados no mapeamento foram analisados e classificados em ambiente SIG, fazendo a evolução da ocupação por imagem dos anos analisados, possibilitando a reflexão sobre como a atuação de grandes investimentos conseguiu transformar em uma década uma região nobre da cidade de São Luís.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción. Excepcionalmente, los autores de la sección especial "Registro de obras artísticas (fotografías, música, poesía, poemas, sonetos, etc.)" en revistas en el área de "Artes / Música" conservan los derechos de autor y los materiales.