Ocupação do espaço urbano: observações históricas e a expansão da Península da Ponta D’areia em São Luís (MA) entre os anos de 2004 e 2016

Autores/as

  • Gláuber Tulio Fonseca Coelho Universidade Anhanguera
  • Layse Lorena Neves Sales Faculdade Pitágoras de São Luís

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-430X.2017.001.0002

Palabras clave:

Analises Ambientais, Ocupação Urbana, Modificações Ambientais, Geoprocessamento

Resumen

Este trabalho objetiva fazer reflexões sobre a evolução da ocupação do solo na Península da Ponta D’areia, na ilha de São Luís do Maranhão entre os anos de 2004 e 2016. Inicialmente esta área abrigava colônias de pescadores, que transportavam em suas embarcações pessoas do centro da cidade para as praias e que, após a construção da Ponte José Sarney (1970) iniciou o processo de urbanização e modificações da paisagem natural através da remoção de dunas e vegetação. As análises deste trabalho iniciaram-se no ano de 2004, momento em que a Península começou a receber grandes investimentos do setor imobiliário através da construção de grandes condomínios residenciais de alto padrão, transformando a paisagem local. Para o início das análises buscou-se por informações históricas da região da Península da Ponta D’areia em São Luís. Foram selecionadas as imagens da região pelo software Google Earth Pró nos anos de 2004, 2010 e 2016 que foram georreferenciadas, rasterizadas e vetorizadas através da criação de polígonos manualmente, delimitando e quantificando áreas de vegetação, solo exposto e área urbanizada. Estes dados vetoriais gerados no mapeamento foram analisados e classificados em ambiente SIG, fazendo a evolução da ocupação por imagem dos anos analisados, possibilitando a reflexão sobre como a atuação de grandes investimentos conseguiu transformar em uma década uma região nobre da cidade de São Luís.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gláuber Tulio Fonseca Coelho, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) , mestrado em Engenharia Civil (Concentração: Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Aluno do Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera - UNIDERP e discente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de São Luís-MA , bem como professor de disciplinas na área de Meio Ambiente e Tecnologia da Construção. Possui experiência em Construção Civil, Gestão de Projetos, Meio Ambiente, Hidrologia e Drenagem.

Layse Lorena Neves Sales, Faculdade Pitágoras de São Luís

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Pitágoras(2017), atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento aplicado à análises ambientais, monitoramento ambiental, unidades de conservação e saneamento ambiental. 

Publicado

2017-10-06