A lógica do capitalismo nas avaliações externas da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2020.002.0001

Palabras clave:

Avaliação Externas, Capitalismo, Educação básica

Resumen

A realidade educacional no contexto da educação básica diante da sociedade capitalista apresenta o desenvolvimento das avaliações externas que proporcionam concorrência, ranqueamento e valorização ou desvalorização das instituições conforme seus resultados mesmo que se tente mostrar outra realidade. Neste trabalho de análise bibliográfica busca-se como objetivo  compreender as críticas desenvolvidas sobre as avaliações externas que fundamentam o IDEB conforme seu carácter ranqueador na lógica do capitalismo, sendo que tem-se como problemática saber qual a importância de propor a autoavaliação participativa da escola realizada pela comunidade escolar como forma de proporcionar mas qualidade a educação básica.

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Biografía del autor/a

Eduardo Paiva Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo

Diretor de Escola da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Mestre em Formação de Gestores Educacionais - área de concentração Gestão Educacional - pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós-graduado (lato sensu) em Educação e Neurociência e em Educação Infantil pela Faculdade Campos Salles - FCS, Alfabetização e em Educação e Sociedade pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, Geografia pela Universidade Brasil - UNIVBRASIL, Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN. Atualmente cursa graduação em Gestão Pública na Universidade Paulista. Realiza estudos sobre Currículo, Gestão Escolar, Avaliação e políticas públicas. Ativista por uma Educação emancipatória contrária à lógica capitalista competitiva, técnica e desumanizadora.

Publicado

2020-12-22