Educação do campo e a prática social: uma oficina pedagógica transformadora sobre a moringa oleífera

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2020.001.0002

Palabras clave:

Educação do campo, Prática social, Moringa oleífera

Resumen

Este artigo discorre sobre a educação formal do campo vinculada ao mundo do trabalho e a prática social dos educandos, a partir de uma oficina pedagógica realizada com turma de um curso técnico em agropecuária. Como ponto de partida se emprega os estudos a respeito da moringa oleífera devido a sua vasta aplicação cotidiana nas diversas áreas do conhecimento, e por ser uma planta presente na região, além de seu potencial de contribuição para a comunidade local dos discentes, evidenciando assim três elementos importantes nos aspectos didáticos-pedagógicos para uma educação emancipadora: a interdisciplinaridade, a  contextualização e a transformação da realidade. A metodologia utilizada foi através da aplicação de uma oficina intitulada “As diferentes utilidades da Moringa Oleífera”, por meio de observações sobre a atividade e as respostas referentes a um questionário empregado no final das ações. Os objetivos principais foram vincular a educação formal com a prática social dos educandos do campo, socializar conhecimentos contextualizados sobre as diferentes utilidades da moringa, contribuir na formação técnica e social dos alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP) e ampliar os saberes e a experiência profissional em sala de aula para os licenciandos em Ciências Agrárias. O resultado da oficina aponta para a efetivação de um ensino contextualizado, interdisciplinar, vinculado aos aspectos do mundo do trabalho e das práticas sociais, pautado na demanda de uma educação do campo. Ressalta-se especialmente o valor didático-pedagógico dessa atividade para todos os alunos que participaram, demonstrando interesse em compartilhar os saberes adquiridos, cooperando assim com sua comunidade, na expectativa de uma melhoria na qualidade de vida dos pequenos produtores rurais da região. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Oliveira de Souza, Instituto Federal Baiano

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná(2017), graduação em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano(2017), curso-tecnico-profissionalizante em tec. em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano(2016) e ensino-medio-segundo-graupelo COLEGIO ESTADUAL ROBERTO SANTOS(2011).

Thales de Araújo Barboza, Instituto Federal Baiano

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos(2015).

Yane Gama da Silva, Instituto Federal Baiano

Técnica em Agropecuária pelo CETEP - Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru. Estudante de Licenciatura em Ciências Agrárias pelo IF - Baiano Campus Senhor do Bonfim.

Wesley da Silva, Instituto Federal Baiano

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Roberto Santos(2015).

Marcos Oliveira Santos, Instituto Federal Baiano

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção Escolar e Gestão Escolar pela Favenorte. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na linha Políticas Públicas Educacionais. Com experiência em sala de aula na Educação Básica e lecionando música com flauta-transversal em escola de música no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana e teoria musical em comunidade evangélica, foi também gestor escolar, supervisor pedagógico da rede municipal de ensino em Mucugê - BA e também coordenador pedagógico geral da SEMED de Cândido Sales - BA. Foi formador do curso Introdução à Educação Digital no âmbito do Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e tutor do Programa de Capacitação de Gestores - Progestão. Já desenvolveu ainda um trabalho voluntário em escola da rede privada e municipal de ensino com oficina musical. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Baiano do Campus Senhor do Bonfim, removido para o campus de Guanambi.

Publicado

2020-09-15