Percepção do profissionalismo e empregabilidade feminina sob a óptica de discentes de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2023.006.0001Palabras clave:
Desigualdade de Gênero, Emprego, Mercado de TrabalhoResumen
A mulher está integrada ao mercado de trabalho de forma cada vez mais crescente e representativa, embora o protagonismo ainda seja do homem, com a existência de diversas relações de desigualdade de gênero representadas em grandes marcos, inclusive históricos. Assim, este estudo teve o objetivo de conhecer a percepção do profissionalismo e empregabilidade feminina sob a ótica de discentes dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Administração de uma IES privada de um município da Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, transversal e descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida através de entrevista com 60 discentes dos cursos de Ciências Contábeis (n=30; 50%) e Administração (n= 30; 50%) de uma IES privada. Os resultados encontrados demonstraram que a desigualdade de gênero nas relações trabalhistas continua presente no Brasil, sobretudo em relação ao baixo número de mulheres em funções de liderança. A dupla jornada foi apontada como o principal fator complicador da inserção da mulher no mercado de trabalho, assim como o reconhecimento da supremacia masculina, principalmente nas funções de liderança. Por fim, reconhece-se que a desigualdade de gênero nas relações de trabalho ainda existe na sociedade brasileira tanto no âmbito das organizações quanto no íntimo de homens e mulheres.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Social Evolution
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción. Excepcionalmente, los autores de la sección especial "Registro de obras artísticas (fotografías, música, poesía, poemas, sonetos, etc.)" en revistas en el área de "Artes / Música" conservan los derechos de autor y los materiales.