A lógica do capitalismo nas avaliações externas da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2020.002.0001

Palavras-chave:

Avaliação Externas, Capitalismo, Educação básica

Resumo

A realidade educacional no contexto da educação básica diante da sociedade capitalista apresenta o desenvolvimento das avaliações externas que proporcionam concorrência, ranqueamento e valorização ou desvalorização das instituições conforme seus resultados mesmo que se tente mostrar outra realidade. Neste trabalho de análise bibliográfica busca-se como objetivo  compreender as críticas desenvolvidas sobre as avaliações externas que fundamentam o IDEB conforme seu carácter ranqueador na lógica do capitalismo, sendo que tem-se como problemática saber qual a importância de propor a autoavaliação participativa da escola realizada pela comunidade escolar como forma de proporcionar mas qualidade a educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Paiva Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo

Diretor de Escola da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Mestre em Formação de Gestores Educacionais - área de concentração Gestão Educacional - pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós-graduado (lato sensu) em Educação e Neurociência e em Educação Infantil pela Faculdade Campos Salles - FCS, Alfabetização e em Educação e Sociedade pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, Geografia pela Universidade Brasil - UNIVBRASIL, Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN. Atualmente cursa graduação em Gestão Pública na Universidade Paulista. Realiza estudos sobre Currículo, Gestão Escolar, Avaliação e políticas públicas. Ativista por uma Educação emancipatória contrária à lógica capitalista competitiva, técnica e desumanizadora.

Downloads

Publicado

2020-12-22