Percepção do profissionalismo e empregabilidade feminina sob a óptica de discentes de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2023.006.0001Palavras-chave:
Desigualdade de Gênero, Emprego, Mercado de TrabalhoResumo
A mulher está integrada ao mercado de trabalho de forma cada vez mais crescente e representativa, embora o protagonismo ainda seja do homem, com a existência de diversas relações de desigualdade de gênero representadas em grandes marcos, inclusive históricos. Assim, este estudo teve o objetivo de conhecer a percepção do profissionalismo e empregabilidade feminina sob a ótica de discentes dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Administração de uma IES privada de um município da Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, transversal e descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida através de entrevista com 60 discentes dos cursos de Ciências Contábeis (n=30; 50%) e Administração (n= 30; 50%) de uma IES privada. Os resultados encontrados demonstraram que a desigualdade de gênero nas relações trabalhistas continua presente no Brasil, sobretudo em relação ao baixo número de mulheres em funções de liderança. A dupla jornada foi apontada como o principal fator complicador da inserção da mulher no mercado de trabalho, assim como o reconhecimento da supremacia masculina, principalmente nas funções de liderança. Por fim, reconhece-se que a desigualdade de gênero nas relações de trabalho ainda existe na sociedade brasileira tanto no âmbito das organizações quanto no íntimo de homens e mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Social Evolution
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.