As pesquisas e o tratamento envolvendo células-tronco: uma abordagem investigativa e suas implicações bioéticas

Autores

  • Luciana Beirigo dos Santos Púglia Universidade Federal de Goiás
  • Aline Helena da Silva Cruz Universidade de São Paulo
  • Joana Cristina N. de Menezes Faria Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Angela Adamski da Silva Reis Universidade Federal de Goiás
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0001

Palavras-chave:

Ciência, Ética, Células-tronco Embrionárias

Resumo

As células-tronco são classificadas em embrionárias e adultas, e tem sido aplicadas, por exemplo, na análise do desenvolvimento humano, terapias gênicas e na produção de linhagens específicas para transplantes. Por isso, existe uma tendência internacional em legalizar de forma ética os protocolos e as pesquisas científicas que utilizam estes tipos celulares. Principalmente porque os resultados destas pesquisas revelam esperanças de melhoria na qualidade de vida dos seres humanos portadores de doenças que até o momento são consideradas incuráveis, ou que levam ao término da vida num processo muito rápido e doloroso em relação às demais. Mas interligado às perspectivas de cura estão os questionamentos e discussões éticas, morais e religiosas a respeito do uso destas células. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi de verificar a opinião e o conhecimento de algumas pessoas da sociedade sobre a utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas e no tratamento de doenças degenerativas. Para tanto os participantes da presente pesquisa responderam um questionário cujos resultados revelaram que a maioria dos entrevistados considera que pesquisas envolvendo células-tronco são inevitáveis, mas também que esta tecnologia trará benefícios. Eles também sugerem que embriões congelados nas clínicas de fertilização devem ter outro destino além das pesquisas e tratamento de doenças degenerativas, como por exemplo, a doação para casais que desejam ter filhos.

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Biografia do Autor

Luciana Beirigo dos Santos Púglia, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Votuporanga (1998). Tem experiência na área de Ensino Fundamental I, como Professora de Educação Básica em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Artes, História.

Aline Helena da Silva Cruz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2007), doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2013). Além de possuir especialização em Bioquímica e bioinformática pelo "Max Planck Institute" na " Humboldt-Universität zu Berlin", especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e doutorado sanduíche no departamento de genética da "Universidad de Sevilla". Tem experiência nas áreas de Educação básica e superior nas áreas de Biologia Geral, Histologia, Genética, Bioquímica e Biologia Molecular. Atualmente é docente efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, pós-doutoranda pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFG e coordenadora de área da especialização em tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (ETAEB) da UFG.

Joana Cristina N. de Menezes Faria Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura (2005) e mestrado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia. Também faz parte do quadro de docentes do curso de Pós-graduação (lato sensu) em Tecnologias Aplicada ao Ensino de Biologia modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil / UFG atuando como coordenadora geral de TCC e tutoria. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de biologia celular e tecidual, morfologia, ensino de biologia, socialização do conhecimento científico, expoeducação, educação inclusiva, jogos e modelos alternativos de aprendizagem.

Angela Adamski da Silva Reis, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Mestrado em Biologia (Genética) pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás (2010). É Professora Adjunto Nível II da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB II). Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina (ICB-UFG) e Professora Orientadora no PARFOR-UFG-UAB. Tem experiência em Biologia Molecular, com ênfase na susceptibilidade genética às doenças crônicas (Diabetes mellitus tipo 2, Câncer, dentre outras) com enfoque no polimorfismo genético, bem como em farmacogenética.

Rodrigo da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás

É Doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), com Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior em Genética Molecular e Biotecnologia Microbiana, realizado no Centro de Investigação, Tecnologia e Inovação, no Campus de Excelência Internacional da Universidade de Sevilla (Espanha), desenvolvendo um projeto de pesquisa financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo European Molecular Biology Laboratory (EMBL - Heidelberg - Alemanha). Também realizou Estágio de Doutorado - Especialização (Scientific Training) em Bioquímica e Biologia de Sistemas (Bioinformática) no Grupo de Bioquímica e Biologia Computacional do Departamento de Biofísica Teórica e Molecular da Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha) e no Institute for Molecular Genetics, International Max Planck Research School (Alemanha). Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (EAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo também Biólogo (Bacharel e Licenciado Pleno) pelo Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Além disso, possui Aperfeiçoamento e Treinamento Científico em Biologia Celular, Molecular, Tecidual e do Desenvolvimento para Ciências Médicas (Medicina), pela Universidade de São Paulo (USP) e em Biologia Celular (Fisiopatologia Celular) pelo Centro Europeu de Pesquisas Biomédicas em Doenças Raras da Universidade Pablo de Olavide (Espanha). Na área de pesquisas científicas, sua atuação é em Genômica Estrutural e Funcional, com experiência em Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Microbiologia Médica e Molecular e Bioinformática. Na área de pesquisas educacionais, atua no Ensino de Ciências e Biologia, Educação à Distância (EAD), Educação Científica e Tecnologias Aplicadas ao Ensino, Formação de Professores, Divulgação Científica e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Pesquisador (Pós-doutorando) do Departamento de Ciências Fisiológicas, atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Coordenador da área de Bioquímica, Genética e Meio Ambiente no Programa de Pós-graduação em Tecnologias aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB), do Departamento de Morfologia (DMORF ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Doutor (Biologia I e III) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

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Publicado

2014-01-31

Edição

Seção

Biotecnologia, Biossegurança e Bioética