Drosophila: um importante modelo biológico para a pesquisa e o ensino de Genética

Autores

  • Luana Diniz Linhares e Souza Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Joana Cristina Neves de Menezes Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Aline Helena da Silva Cruz Universidade de São Paulo
  • Angela Adamski da Silva Reis Universidade Federal de Goiás
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.001.0004

Palavras-chave:

Drosophilas, Ensino-aprendizagem, Pesquisa, Genética

Resumo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de biologia é organizar o conteúdo a ser ministrado de maneira a garantir a eficiência do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Drosophilas têm sido aliadas dos professores durante aulas teóricas e práticas não só de zoologia, mas também de genética e ecologia, além de serem modelos utilizados intensamente na pesquisa, o que permite aos professores uma complementação das aulas com debates de atualidades científicas utilizando um modelo conhecido pelos alunos. Estes organismos são modelos de referência no ensino e pesquisa devido a fácil manutenção laboratorial, baixo custo, por sobrevivem a temperatura ambiente, serem facilmente observáveis com lupa e possuírem genoma relativamente menor que de outros eucariontes. Dada à importância destes insetos, o presente trabalho consiste em um breve histórico sobre o uso das Drosophilas seja na pesquisa ou na educação, descrevendo o modo como estes organismos podem ser utilizados no ensino em aulas práticas e teóricas, como bioindicadores na natureza, e na pesquisa em testes de genotoxicidade e doenças humanas, como a doença de Parkinson, por exemplo. Tornando-se um trabalho formativo e informativo para graduandos de Ciências Biológicas e profissionais atuantes no ensino básico e superior, de instituições públicas e privadas, que possuem ou não boas condições laboratoriais para desenvolverem suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Diniz Linhares e Souza Rocha, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Biologia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor do Colégio Montes Belos III.

Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela UFG (2009). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia e também faz parte do quadro de docentes do curso de Pós-graduação em Tecnologias Aplicada ao Ensino de Biologia modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil / UFG atuando como coordenadora geral de TCC e tutoria. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de biologia celular, morfologia, ensino de biologia, socialização do conhecimento científico, expoeducação, educação inclusiva, jogos e modelos alternativos de aprendizagem.

Aline Helena da Silva Cruz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004) e mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é doutoranda em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Educação básica e superior nas áreas de Biologia Geral, Histologia, Genética, Bioquímica e Biologia Molecular.

Angela Adamski da Silva Reis, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Mestrado em Biologia (Genética) pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás (2010). É Professora Adjunto Nível I da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB II). Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina (ICB-UFG). Tem experiência em Biologia Molecular, com ênfase em Oncologia (Papilomavirus Humano) e susceptibilidade genética às doenças crônicas (Diabetes mellitus tipo 2, Câncer, dentre outras) com enfoque no polimorfismo genético.

Rodrigo da Silva Santos, Universidade de São Paulo

Atualmente é Doutorando em Genética pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP) e realiza Estágio de Doutorado Sanduíche em Genética Molecular e Biotecnologia no Centro de Investigación, Tecnología e Innovación, no Campus de Excelência Internacional da Universidad de Sevilla (Espanha), desenvolvendo um projeto de pesquisa financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Também realizou um estágio de Doutorado em Bioquímica e Biologia de Sistemas/Bioinformática no Departamento de Biofísica Molecular da Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha, sob orientação da Dra. Edda Klipp. Possui Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, sendo também Biólogo (Bacharel e Licenciado Pleno) pelo Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO. Atuou como docente nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação em Goiás e mais recentemente foi docente e orientador do curso de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ICB-UFG-UAB) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica e Biologia Molecular de Microrganismos (Trichophyton rubrum e Paracoccidioides brasiliensis, com ênfase nos aspectos moleculares da interação patógeno-hospedeiro - Aspergillus nidulans, Neurospora crassa e Saccharomyces cerevisiae como modelos biológicos para estudos genômicos e biotecnológicos), Regulação da expressão gênica, pH ambiente e em Genômica estrutural e funcional.

Downloads

Publicado

2013-05-21