Bioquímica da relação patógeno-hospedeiro: a importância biológica, funcional e estrutural do micronutriente cobre para o crescimento e infecção por fungos patogênicos

Autores

  • Rodrigo da Silva Santos Universidade de São Paulo
  • Danilo Candido de Almeida Universidade Federal de São Paulo
  • Aline Helena da Silva Cruz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2015.001.0002

Palavras-chave:

Homeostase de Cobre, homeostase de cobre, Mecanismos Moleculares, mecanismos moleculares e fungos patogênicos, Fungos Patogênicos

Resumo

Os íons metálicos são elementos vitais que participam de inúmeros processos metabólicos em todos os tipos celulares, sendo ligados diretamente ao metabolismo do DNA e ao processamento pós-traducional da maioria das proteínas. Em micro-organismos patogênicos os íons metálicos ainda garantem uma colonização bem-sucedida do parasita no hospedeiro. Dessa forma, é de extrema importância para o bom funcionamento celular que haja tanto a distribuição correta dos metais, quanto sua devida concentração, nos compartimentos intracelulares, já que aparentemente qualquer distúrbio na concentração de íons metálicos em meio intracelular pode causar danos a elementos metabólicos vitais, geralmente acarretando morte celular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Santos, Universidade de São Paulo

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Vice-Coordenador de Pesquisa na UFG, Regional Goiás. Pesquisador/Orientador no Laboratório de Genética Molecular e Microrganismos, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), UFG, Regional Goiânia. Biólogo (CRBio 104680/04-D) e Doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (USP), com Estágio de Doutorado Sanduíche em Genética Molecular e Biotecnologia Microbiana, realizado no Centro de Investigação, Tecnologia e Inovação, no Campus de Excelência Internacional da Universidade de Sevilla (Espanha)/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e European Molecular Biology Laboratory (EMBL - Heidelberg - Alemanha). Também realizou Estágio de Doutorado - Especialização (Scientific Training) em Bioquímica e Biologia de Sistemas (Bioinformática) no Grupo de Bioquímica e Biologia Computacional do Departamento de Biofísica Teórica e Molecular da Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha) e no Institute for Molecular Genetics, International Max Planck Research School (Alemanha), e em Biologia Celular (Fisiopatologia Celular) pelo Centro Europeu de Pesquisas Biomédicas em Doenças Raras da Universidade Pablo de Olavide (Espanha). Pós-Doutorado em Bioquímica e Genética Humana e Médica (Farmacogenômica) pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG). Experiência nas áreas de: Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Microbiologia, Bioinformática e Ciências Fisiológicas. Pesquisas desenvolvidas nas seguintes áreas: (i) Genômica Estrutural, Funcional e Comparativa, Regulação da Expressão Gênica, Engenharia Genética e Biotecnologia e Estudos Bioquímicos, Celulares e Moleculares aplicados às doenças infecciosas e crônicas. (ii) Divulgação Científica, Ensino de Biologia e Popularização da Ciência (com ênfase no Ensino de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular e Genética). Membro das Sociedades Brasileiras de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), Genética (SBG) e para o Progresso da Ciência (SBPC).

Danilo Candido de Almeida, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005), graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005), Mestrado em Ciências Médicas (Medicina CAPES 6) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ? USP/FMRP (2009) e Doutorado em Ciências Biomédicas (Medicina-Nefrologia CAPES 7) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2013). Possui pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil, 2013-2014), Departamento de Medicina, na Universidade de São Paulo - USP, Departamento de Imunologia (São Paulo, Brasil, 2014-2016), e pelo Helmholtz-Institute for Biomedical Engineering - RWTH Aachen University (Aachen, Alemanha, 2014-2015). Atualmente atua como orientador colaborador associado da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina, Disciplina de Nefrologia e da Universidade de São Paulo, Departamento de Imunologia. Tem experiência na área de Biologia Celular e Genética, com ênfase em Biologia de micromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: célula-tronco mesenquimal, terapia celular, expressão gênica em larga escala, miRNAs e modelo experimental de lesões inflamatórias.

Aline Helena da Silva Cruz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2007), doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2013),Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFG (2015), atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Além de possuir especialização em Bioquímica e bioinformática pelo "Max Planck Institute" na " Humboldt-Universität zu Berlin", especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e doutorado sanduíche no departamento de genética da "Universidad de Sevilla" Tem experiência nas áreas de Educação básica e superior nas áreas de Biologia Geral, Microbiologia, Histologia, Embriologia, Genética, Bioquímica, Biologia Molecular, Fisiologia, Informática Médica e Parasitologia tendo atuado como docente nos cursos de medicina, engenharia de alimentos e odontologia na Universidade Federal de Goiás, docente nos cursos de farmácia e enfermagem na FACERES /CESUR (Faculdade de Ceres) e da disciplina de Imunogenética e genética dos transplantes na especialização em Genética Médica e Biologia Molecular pelo Incursos, docente e tutora (método PBL) no curso de medicina da na Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, docente no IF Goiano - campus Hidrolândia. Atualmente é docente na Faculdade Araguaia - FARA, e SEDUCE-GO.

Downloads

Publicado

2017-08-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)