O processo de formação de professores de Biologia e a interferência das tecnologias e mídias no ensino de Genética e Biologia Molecular

Autores

  • Renato Antônio Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.001.0005

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Temas Polêmicos, Genética, Biologia Molecular, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A falta de esclarecimento ou superexposição das mídias acerca da Genética e Biologia Molecular podem prejudicar seu entendimento ou aceitação na sociedade. O texto discute a influência da mídia, dos professores ou de pré-conceitos equivocados na assimilação e/ou aceitação de temas relacionados à Genética e Biologia Molecular. Os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) carregam pré-conceitos ou conceitos errôneos, o que pode ser influenciado por sua bagagem cultural, pela religião que seguem ou por mau preparo dos educadores em abordar estes temas. Torna-se necessário rever as práticas educativas e a formação acadêmica dos educadores a fim de evitar a transmissão de informações erradas ou a permanência de pré-conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Antônio Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual de Goiás (2005); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (2011); Cursou disciplinas de Mestrado em Biologia (UFG - 2006); Cursa Especialização em Mídias na Educação (2011) e Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (UEG-2012); Trabalha com Educação de Jovens e Adultos no ensino de Biologia (Ensino Médio), com Coordenação Pedagógica de professores, atuando também no Ensino Superior.

Rodrigo da Silva Santos, Universidade de São Paulo

Atualmente é Doutorando em Genética pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP) e realiza Estágio de Doutorado Sanduíche em Genética Molecular e Biotecnologia no Centro de Investigación, Tecnología e Innovación, no Campus de Excelência Internacional da Universidad de Sevilla (Espanha), desenvolvendo um projeto de pesquisa financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Também realizou um estágio de Doutorado em Bioquímica e Biologia de Sistemas/Bioinformática no Departamento de Biofísica Molecular da Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha, sob orientação da Dra. Edda Klipp. Possui Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, sendo também Biólogo (Bacharel e Licenciado Pleno) pelo Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC-GO. Atuou como docente nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação em Goiás e mais recentemente foi docente e orientador do curso de Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ICB-UFG-UAB) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica e Biologia Molecular de Microrganismos (Trichophyton rubrum e Paracoccidioides brasiliensis, com ênfase nos aspectos moleculares da interação patógeno-hospedeiro - Aspergillus nidulans, Neurospora crassa e Saccharomyces cerevisiae como modelos biológicos para estudos genômicos e biotecnológicos), Regulação da expressão gênica, pH ambiente e em Genômica estrutural e funcional.

Downloads

Publicado

2013-05-21