Complexo de OEIS: uma rara combinação de malformações congênitas em Aracaju-Sergipe

uma rara combinação de malformações congênitas, em aracaju-sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.002.0015

Palavras-chave:

Complexo de OEIS, Anormalidades, Pré-natal

Resumo

O complexo de OEIS é um conjunto de malformações congênitas que incluem defeitos espinhais, onfalocele, ânus imperfurado e extrofia de bexiga. Se trata de uma condição rara, apresentando uma ocorrência estimada em 1:200.000 a 1:400.000 gestações. Não é uma patologia de fácil diagnóstico durante o pré-natal, e a maioria dos casos resultam em óbito fetal. Sua etiologia ainda é incerta e pouco conhecida e provavelmente multifatorial. O prognóstico desses pacientes está diretamente relacionado com a gravidade das malformações apresentadas e com a qualidade do pré-natal. A abordagem multidisciplinar é de uma importância, assim como o suporte familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maylla Fontes Sandes, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT. Membro (2017-2018) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia- LANU (2017- 2018). Certificado de Inglês geral pela Language Studies International, LSI Toronto, Canadá (Julho-2018). 

Izailza Matos Dantas Lopes, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1986) e mestrado (2015) e doutoranda (2020) em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes. Médica aposentada do Instituto de previdência do estado de Sergipe. Atualmente médica da Prefeitura Municipal de Aracaju, docente da Universidade Tiradentes, supervisora do internato de pediatria da Universidade Tiradentes e da residência médica de Pediatria do Hospital Santa Isabel. Título de Especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria(2002). Presidente do comitê de aleitamento materno da sociedade sergipana de pediatria, membro do comitê estadual de aleitamento materno, médica responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Santa Isabel.

Adriana Dantas Lopes, Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Cursou ensino Médio no colégio Módulo (2007-2009), Graduada em Medicina pela Universidade Tiradentes (2016.2) tendo sido, ao longo de sua graduação, Presidente e Fundadora da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Sergipe - Ligob (2013) e Presidente do Centro Acadêmico "Dr. José Augusto Barreto" - CAJAB (2013), paticipou como membro integrante da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Sergipe - LAMI (2014). Foi Membro representante do Colegiado de Medicina (2013). Realizou Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade Global (2017). Fez residência em Pediatria Geral no Hospital Universitário de Sergipe (HU/UFS) 2017-2020. Atualmente cursa neuropediatria no Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2020-2022).

Yasmin Melo Toledo, Universidade Tiradentes

Acadêmica da 9ª etapa do curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT. Representante de da 13ª turma de Medicina Integrante da Coordenadoria de Cultura e Eventos do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) na atual gestão. Ex-diretora da liga acadêmica de pediatria (LIAPE)

Mirelly Grace Ramos Cisneiros, Universidade Tiradentes

Atua principalmente nos seguintes temas: hematoma epidural craniano, bronquite aguda, anabolizantes, consequências do uso e anatomia pós-morte.

Gabriela de Melo Benzota, Universidade Tiradentes

Graduada no curso de medicina pela Universidade Tiradentes-SE, iniciou seu curso na Faculdade Ceres em São José do Rio preto-SP. Na graduação se dedicou aos estudos com cursos e ligas de diferentes áreas amplianto seu conhecimento teórico e técnico e também incentivou e participou do programa de esportes do curso para promoção da saúde e integração com os estudantes de todos os períodos. Atualmente trabalha na saúde pública como médica da família, associada trabalha em urgência e permanece em contato com a universidade com trabalhos em artigos e como orientadora.

Gabriel Dantas Lopes, Universidade Tiradentes

Graduando em Medicina pela Universidade de Tiradentes (SE). Suporte Básico de Vida pela American Hearth Association. Diretor da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica e da Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva. Ex-diretor fundador da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Pediatria e Saúde da Criança e do Adolescente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)