Neuralgia do Trigêmeo: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0018

Palavras-chave:

Anatomia, Neuralgia do trigêmeo, Tratamento

Resumo

Os ataques paroxísticos de dor lancinante caracterizam a neuralgia do trigêmeo, uma manifestação clínica de uma afecção do ramo maxilar. É considerada uma das dores mais graves e insuportáveis descritas pela medicina, podendo, inclusive, levar ao suicídio. Há grande dificuldade em se realizarem trabalhos terapêuticos controlados na neuralgia do trigêmeo, pois os casos são infrequentes e é inaceitável não tratar o paciente de um grupo-placebo. Por isso, o trabalho em questão objetiva realizar uma revisão sistemática sobre os relatos e descrições existentes nas revistas científicas. O presente estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura, com síntese e análise dos achados clínicos e meta-análise sobre os dados quantitativos disponíveis em artigos de periódicos indexados, tanto do Brasil como de outros países. A neuralgia trigeminal é uma afecção com mecanismos fisiopatológicos não inteiramente esclarecidos. A terapia medicamentosa é considerada o tratamento de primeira linha para a NT. O anticonvulsivante carbamazepina tem sido usado desde 1960 por sua eficácia em aproximadamente 60% a 80% dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Santos Lima, Universidade Tiradentes

Interno de medicina pela Universidade Tiradentes (UNIT). International Academic Mobility Fellowship at Anahuac Mayab University (Mexico - 2020.1). Presidente da Liga Acadêmica de Infectologia (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (2020-2021). Secretário do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) em 2018. Diretor e coordenador local de Educação Médica da IFMSA Brazil UNIT (2017-2019). Fundador e ex-diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Reumatologia (2018-2020). Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (2019-2020). Treinador de Primeiros Socorros para escolares em Projeto Salve Vidas. Pesquisador de variações anatômicas nas artérias renais e suas repercussões clínicas-cirúrgicas (2017-2018) e Síndrome de Burnout em médicos na linha de frente da COVID-19 em Sergipe (2020-2021).

Maylla Fontes Sandes, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT. Membro (2017-2018) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia- LANU (2017- 2018). Certificado de Inglês geral pela Language Studies International, LSI Toronto, Canadá (Julho-2018).

Débora Silva Pereira, Universidade Tiradentes

Graduação em Medicina pela Universidade Tiradentes (2022), atuou como coordenadora local da International Federation of Medical Students' Associations of Brazil (2017-2019).

Angela Santos Lima, Universidade Tiradentes

Acadêmica em Medicina na Universidade Tiradentes-UNIT (2017-atual). Socorrista do Suporte Básico de Vida pela American Heart Association. Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação São Lucas- CEPeqFSL (2017-2018). Membro Diretor Científico e de Extensão (2017-2018) e Presidente (2018-2019) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Reumatologia- REUMATOLIGA (2018). Membro ligante (2018-2019) e Presidente (2020) da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência de Sergipe- LAMURGEM.

Catharina Garcia de Oliveira, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT). Atual membro da Liga de Infectologia - LINFECTO (2019-2020). Presidente e membro fundadora da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica (LAIM) da UNIT (2019-2020). Membro diretora da Liga de Saúde Mental (PSIC) da UNIT (2017-2019). Coordenadora-geral do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) da UNIT na gestão 2018-2019.

Gabriel Dantas Lopes, Universidade Tiradentes

Graduando em Medicina pela Universidade de Tiradentes (SE). Suporte Básico de Vida pela American Hearth Association. Diretor da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica e da Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva. Ex-diretor fundador da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia.

Ana Isabel Machado de Freitas, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Medicina na Universidade Tiradentes (UNIT) em Sergipe. Como atividades extracurriculares, atuou como presidente da Liga Acadêmica de Alergia e Imunologia de Sergipe, diretora financeira da Liga Acadêmica de Reumatologia e vice-presidente da Liga Acadêmica de Clínica Médica

Fernanda Bastos Santos, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Medicina do 09º semestre da Universidade Tiradentes - UNIT (Campus Farolândia). Atuou como diretora do financeiro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Sergipe, Coordenadora Local do Comitê Permanente de Intercâmbio Profissional da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina, Diretora do Comitê Permanente de Intercâmbio Profissional, Nacional e de Pesquisa da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina e membro fundador da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. Treinadora formada pela IFMSA.

Mariana Alma Rocha de Andrade, Universidade Tiradentes

Graduanda do 8° semestre de Medicina pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju - SE. Diretora de Financeiro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Sergipe (LAEM) na gestão 2018-2019. Fundadora e Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACG). Membro ligante da Liga Acadêmica de Infectologia de Sergipe (LINFECTO). Ex-coordenadora local de Educação Médica da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) Brazil UNIT (2019-2020). Formação em inglês pela escola de idiomas FISK.

Leonardo Santos Melo, Universidade Tiradentes

Graduando do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Neurologia e Neurociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)