Neuralgia do Trigêmeo: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0018

Palabras clave:

Anatomia, Neuralgia do trigêmeo, Tratamento

Resumen

Os ataques paroxísticos de dor lancinante caracterizam a neuralgia do trigêmeo, uma manifestação clínica de uma afecção do ramo maxilar. É considerada uma das dores mais graves e insuportáveis descritas pela medicina, podendo, inclusive, levar ao suicídio. Há grande dificuldade em se realizarem trabalhos terapêuticos controlados na neuralgia do trigêmeo, pois os casos são infrequentes e é inaceitável não tratar o paciente de um grupo-placebo. Por isso, o trabalho em questão objetiva realizar uma revisão sistemática sobre os relatos e descrições existentes nas revistas científicas. O presente estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura, com síntese e análise dos achados clínicos e meta-análise sobre os dados quantitativos disponíveis em artigos de periódicos indexados, tanto do Brasil como de outros países. A neuralgia trigeminal é uma afecção com mecanismos fisiopatológicos não inteiramente esclarecidos. A terapia medicamentosa é considerada o tratamento de primeira linha para a NT. O anticonvulsivante carbamazepina tem sido usado desde 1960 por sua eficácia em aproximadamente 60% a 80% dos pacientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno José Santos Lima, Universidade Tiradentes

Interno de medicina pela Universidade Tiradentes (UNIT). International Academic Mobility Fellowship at Anahuac Mayab University (Mexico - 2020.1). Presidente da Liga Acadêmica de Infectologia (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica (2020-2021). Diretor de Comunicação e Marketing da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (2020-2021). Secretário do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) em 2018. Diretor e coordenador local de Educação Médica da IFMSA Brazil UNIT (2017-2019). Fundador e ex-diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Reumatologia (2018-2020). Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (2019-2020). Treinador de Primeiros Socorros para escolares em Projeto Salve Vidas. Pesquisador de variações anatômicas nas artérias renais e suas repercussões clínicas-cirúrgicas (2017-2018) e Síndrome de Burnout em médicos na linha de frente da COVID-19 em Sergipe (2020-2021).

Maylla Fontes Sandes, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT. Membro (2017-2018) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia- LANU (2017- 2018). Certificado de Inglês geral pela Language Studies International, LSI Toronto, Canadá (Julho-2018).

Débora Silva Pereira, Universidade Tiradentes

Graduação em Medicina pela Universidade Tiradentes (2022), atuou como coordenadora local da International Federation of Medical Students' Associations of Brazil (2017-2019).

Angela Santos Lima, Universidade Tiradentes

Acadêmica em Medicina na Universidade Tiradentes-UNIT (2017-atual). Socorrista do Suporte Básico de Vida pela American Heart Association. Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação São Lucas- CEPeqFSL (2017-2018). Membro Diretor Científico e de Extensão (2017-2018) e Presidente (2018-2019) da Liga Acadêmica de Pediatria- LIAPE. Membro Fundador e Diretor de Ensino da Liga Acadêmica de Reumatologia- REUMATOLIGA (2018). Membro ligante (2018-2019) e Presidente (2020) da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência de Sergipe- LAMURGEM.

Catharina Garcia de Oliveira, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT). Atual membro da Liga de Infectologia - LINFECTO (2019-2020). Presidente e membro fundadora da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica (LAIM) da UNIT (2019-2020). Membro diretora da Liga de Saúde Mental (PSIC) da UNIT (2017-2019). Coordenadora-geral do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB) da UNIT na gestão 2018-2019.

Gabriel Dantas Lopes, Universidade Tiradentes

Graduando em Medicina pela Universidade de Tiradentes (SE). Suporte Básico de Vida pela American Hearth Association. Diretor da Liga Acadêmica de Imaginologia Médica e da Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva. Ex-diretor fundador da Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia.

Ana Isabel Machado de Freitas, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Medicina na Universidade Tiradentes (UNIT) em Sergipe. Como atividades extracurriculares, atuou como presidente da Liga Acadêmica de Alergia e Imunologia de Sergipe, diretora financeira da Liga Acadêmica de Reumatologia e vice-presidente da Liga Acadêmica de Clínica Médica

Fernanda Bastos Santos, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Medicina do 09º semestre da Universidade Tiradentes - UNIT (Campus Farolândia). Atuou como diretora do financeiro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Sergipe, Coordenadora Local do Comitê Permanente de Intercâmbio Profissional da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina, Diretora do Comitê Permanente de Intercâmbio Profissional, Nacional e de Pesquisa da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina e membro fundador da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. Treinadora formada pela IFMSA.

Mariana Alma Rocha de Andrade, Universidade Tiradentes

Graduanda do 8° semestre de Medicina pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju - SE. Diretora de Financeiro da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia de Sergipe (LAEM) na gestão 2018-2019. Fundadora e Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACG). Membro ligante da Liga Acadêmica de Infectologia de Sergipe (LINFECTO). Ex-coordenadora local de Educação Médica da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) Brazil UNIT (2019-2020). Formação em inglês pela escola de idiomas FISK.

Leonardo Santos Melo, Universidade Tiradentes

Graduando do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes-UNIT.

Publicado

2021-06-22

Número

Sección

Neurologia e Neurociências

Artículos más leídos del mismo autor/a