Incidência do traço falciforme nos doadores do centro de hematologia e hemoterapia do Piauí no ano de 2016

Autores

  • Francisco Antonio Morais do Monte Junior Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Iluska Maria Soares de Carvalho Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Leticia Araujo Leal Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Ana Caroline Paiva Simeão Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Lorenna Raquel Oliveira Meneses Centro Universitário Unifacid Wyden

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0023

Palavras-chave:

Doença falciforme, Traço falcêmico, Doadores

Resumo

A doença falciforme é uma alteração genética caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante, designada por hemoglobina S (ou HbS), que provoca uma distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar forma de "foice". As complicações clínicas da referida doença apresentam grande variabilidade. Essa heterogeneidade do quadro clínico é justificada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Enquanto o estado de portador do traço Falcêmico (HbAS) é assintomático com expectativa de vida idêntica à da população em geral. Entretanto, considerando a probabilidade da procriação entre portadores do traço falcêmico, com a possível geração da prole com anemia falciforme, tem-se como objetivo investigar a incidência do traço falcêmico nos doadores de sangue atendidos no Hemocentro e Hemonúcleos do Piauí, no ano de 2016, e obter dados sociodemográfico desta população quanto à etnia, o gênero e à tipagem sanguínea. Para isso, foram analisados prontuários de doadores do HEMOPI, do período de janeiro a dezembro de 2016. Os resultados desses estudos mostraram a incidência de 2.93% dos doadores com traços falciformes distribuídos em 2,60% HbAS e 0,37% HbAC, sendo que o tipo sanguíneo O+, o gênero masculino e a etnia mestiço foram os mais encontrados dentro os doadores diagnosticados com as hemoglobinas variantes. Desta forma, conclui-se a incidência de Hb variantes nos doadores do Piauí tende a apresentar uma frequência semelhante à incidência nacional, se caracterizando por indivíduos de etnia mestiça, tipo sanguíneo O+ e do gênero masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Morais do Monte Junior, Centro Universitário Unifacid Wyden

Francisco Antonio Morais do Monte Junior graduado em MEDICINA pela faculdade FACID-Wyden 

Iluska Maria Soares de Carvalho, Centro Universitário Unifacid Wyden

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário UNIFACID WYDEN (2018), possui especialização em Medicina da Família e Comunidade pela UFC/UNA - SUS (2020). Atuou como médica da Saúde da Família e Comunidade pelo programa Mais Médicos na cidade de Chapadinha- MA (2019-2020). Atualmente, exerce a função Médica como clínico geral em Unidades de Pronto Atendimento.

Leticia Araujo Leal, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Lerote(2013). Tem experiência na área de Medicina.

Ana Caroline Paiva Simeão, Centro Universitário Unifacid Wyden


Graduação em Medicina pelo Centro Universitário da Faculdade Integral Diferencial (Uni-FACID/WYDEN) (2014-2019). Atuei como médica plantonista no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, Altos - PI (2019-2021). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade da zona rural na UBAS Juracy Freire, Coivaras - PI (2020) Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na UBS Maria de Jesus Carvalho, bairro Porto Alegre, Teresina - PI (2020). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na Unidade Básica de Sáude da Tranqueira I, Altos - PI (2021) Atuei como médica socorrista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), base de Altos -PI (2021) Atualmente médica no programa Mais Médicos, lotada no UBS do Vivili, Capitão de Campos-PI (2022)

Lorenna Raquel Oliveira Meneses , Centro Universitário Unifacid Wyden

Possui Ensino Médio Completo pelo Colégio CEV (2016), Graduação em Medicina em andamento pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e de Saúde do Piauí - FAHESP/IESVAP.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Hematologia e Hemoterapia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)