Uso de psicotrópicos entre estudantes de medicina de uma faculdade privada de Teresina-PI

Autores

  • Ana Caroline Paiva Simeão Centro Universitário UniFacid Wyden
  • Leonardo Halley Carvalho Pimentel Centro Universitário UniFacid Wyden
  • Iluska Maria Soares de Carvalho Centro Universitário UniFacid Wyden
  • Francisco Antonio Morais do Monte Júnior Centro Universitário UniFacid Wyden
  • Wildson Santos Craveiro Rosa Centro Universitário UniFacid Wyden

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0003

Palavras-chave:

Psicotrópicos, Estudantes de Medicina, Estimulante cerebral, Efeitos colaterais

Resumo

Muitos estudantes de Medicina têm usado medicamentos psicotrópicos para compensar a privação de sono e melhorar o raciocínio, a atenção e a memória. O presente estudo objetivou avaliar a prevalência do uso de psicotrópicos entre estudantes de Medicina de uma Faculdade privada em Teresina-PI. Foi aplicado um questionário com dados demográficos e clínicos numa amostra de estudantes de Medicina de uma faculdade privada de Teresina-PI. Os resultados demonstraram 22,4% de estudantes de Medicina que fazem ou fizeram uso de psicofármacos sem variação significativa quanto ao período do curso, gênero e a renda familiar, com maior prevalência entre os solteiros com idade entre 19 e 22 anos. Nos primeiros dois anos de curso houve maior prevalência de estudantes que utilizaram mais de um psicotrópico. As medicações mais frequentes foram Fluoxetina e Clonazepam, com motivo de uso mais comum à ansiedade e 14% dos participantes realizaram automedicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Paiva Simeão, Centro Universitário UniFacid Wyden

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário da Faculdade Integral Diferencial (Uni-FACID/WYDEN) (2014-2019). Atuei como médica plantonista no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, Altos - PI (2019-2021). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade da zona rural na UBAS Juracy Freire, Coivaras - PI (2020) Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na UBS Maria de Jesus Carvalho, bairro Porto Alegre, Teresina - PI (2020). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na Unidade Básica de Sáude da Tranqueira I, Altos - PI (2021) Atuei como médica socorrista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), base de Altos -PI (2021) Atualmente médica no programa Mais Médicos, lotada no UBS do Vivili, Capitão de Campos-PI (2022)

Leonardo Halley Carvalho Pimentel, Centro Universitário UniFacid Wyden

Possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor neurologia da Faculdade Integral Diferencial e médico neurologista do Centro Integrado de Reabilitação. 

Iluska Maria Soares de Carvalho, Centro Universitário UniFacid Wyden

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário UNIFACID WYDEN (2018), possui especialização em Medicina da Família e Comunidade pela UFC/UNA - SUS (2020). Atuou como médica da Saúde da Família e Comunidade pelo programa Mais Médicos na cidade de Chapadinha- MA (2019-2020). Atualmente, exerce a função Médica como clínico geral em Unidades de Pronto Atendimento. 

Wildson Santos Craveiro Rosa, Centro Universitário UniFacid Wyden

Graduando de Medicina da Faculdade Integral Diferencial (FACID-DEVRY). 

Publicado

2022-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)