Incidência do traço falciforme nos doadores do centro de hematologia e hemoterapia do Piauí no ano de 2016
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0023Palavras-chave:
Doença falciforme, Traço falcêmico, DoadoresResumo
A doença falciforme é uma alteração genética caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante, designada por hemoglobina S (ou HbS), que provoca uma distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar forma de "foice". As complicações clínicas da referida doença apresentam grande variabilidade. Essa heterogeneidade do quadro clínico é justificada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Enquanto o estado de portador do traço Falcêmico (HbAS) é assintomático com expectativa de vida idêntica à da população em geral. Entretanto, considerando a probabilidade da procriação entre portadores do traço falcêmico, com a possível geração da prole com anemia falciforme, tem-se como objetivo investigar a incidência do traço falcêmico nos doadores de sangue atendidos no Hemocentro e Hemonúcleos do Piauí, no ano de 2016, e obter dados sociodemográfico desta população quanto à etnia, o gênero e à tipagem sanguínea. Para isso, foram analisados prontuários de doadores do HEMOPI, do período de janeiro a dezembro de 2016. Os resultados desses estudos mostraram a incidência de 2.93% dos doadores com traços falciformes distribuídos em 2,60% HbAS e 0,37% HbAC, sendo que o tipo sanguíneo O+, o gênero masculino e a etnia mestiço foram os mais encontrados dentro os doadores diagnosticados com as hemoglobinas variantes. Desta forma, conclui-se a incidência de Hb variantes nos doadores do Piauí tende a apresentar uma frequência semelhante à incidência nacional, se caracterizando por indivíduos de etnia mestiça, tipo sanguíneo O+ e do gênero masculino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.