Incidência do traço falciforme nos doadores do centro de hematologia e hemoterapia do Piauí no ano de 2016

Autores/as

  • Francisco Antonio Morais do Monte Junior Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Iluska Maria Soares de Carvalho Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Leticia Araujo Leal Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Ana Caroline Paiva Simeão Centro Universitário Unifacid Wyden
  • Lorenna Raquel Oliveira Meneses Centro Universitário Unifacid Wyden

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0023

Palabras clave:

Doença falciforme, Traço falcêmico, Doadores

Resumen

A doença falciforme é uma alteração genética caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante, designada por hemoglobina S (ou HbS), que provoca uma distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar forma de "foice". As complicações clínicas da referida doença apresentam grande variabilidade. Essa heterogeneidade do quadro clínico é justificada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Enquanto o estado de portador do traço Falcêmico (HbAS) é assintomático com expectativa de vida idêntica à da população em geral. Entretanto, considerando a probabilidade da procriação entre portadores do traço falcêmico, com a possível geração da prole com anemia falciforme, tem-se como objetivo investigar a incidência do traço falcêmico nos doadores de sangue atendidos no Hemocentro e Hemonúcleos do Piauí, no ano de 2016, e obter dados sociodemográfico desta população quanto à etnia, o gênero e à tipagem sanguínea. Para isso, foram analisados prontuários de doadores do HEMOPI, do período de janeiro a dezembro de 2016. Os resultados desses estudos mostraram a incidência de 2.93% dos doadores com traços falciformes distribuídos em 2,60% HbAS e 0,37% HbAC, sendo que o tipo sanguíneo O+, o gênero masculino e a etnia mestiço foram os mais encontrados dentro os doadores diagnosticados com as hemoglobinas variantes. Desta forma, conclui-se a incidência de Hb variantes nos doadores do Piauí tende a apresentar uma frequência semelhante à incidência nacional, se caracterizando por indivíduos de etnia mestiça, tipo sanguíneo O+ e do gênero masculino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Antonio Morais do Monte Junior, Centro Universitário Unifacid Wyden

Francisco Antonio Morais do Monte Junior graduado em MEDICINA pela faculdade FACID-Wyden 

Iluska Maria Soares de Carvalho, Centro Universitário Unifacid Wyden

Graduada em Medicina pelo Centro Universitário UNIFACID WYDEN (2018), possui especialização em Medicina da Família e Comunidade pela UFC/UNA - SUS (2020). Atuou como médica da Saúde da Família e Comunidade pelo programa Mais Médicos na cidade de Chapadinha- MA (2019-2020). Atualmente, exerce a função Médica como clínico geral em Unidades de Pronto Atendimento.

Leticia Araujo Leal, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Lerote(2013). Tem experiência na área de Medicina.

Ana Caroline Paiva Simeão, Centro Universitário Unifacid Wyden


Graduação em Medicina pelo Centro Universitário da Faculdade Integral Diferencial (Uni-FACID/WYDEN) (2014-2019). Atuei como médica plantonista no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, Altos - PI (2019-2021). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade da zona rural na UBAS Juracy Freire, Coivaras - PI (2020) Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na UBS Maria de Jesus Carvalho, bairro Porto Alegre, Teresina - PI (2020). Atuei como médica da Saúde da Família e Comunidade na Unidade Básica de Sáude da Tranqueira I, Altos - PI (2021) Atuei como médica socorrista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), base de Altos -PI (2021) Atualmente médica no programa Mais Médicos, lotada no UBS do Vivili, Capitão de Campos-PI (2022)

Lorenna Raquel Oliveira Meneses , Centro Universitário Unifacid Wyden

Possui Ensino Médio Completo pelo Colégio CEV (2016), Graduação em Medicina em andamento pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e de Saúde do Piauí - FAHESP/IESVAP.

Publicado

2022-05-18

Número

Sección

Hematologia e Hemoterapia

Artículos más leídos del mismo autor/a