Aprendizagem Baseada em Problema: percepção de alunos de Medicina no contato com o paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0022

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Ensino Médico, Aprendizagem Baseada em Problemas, elação Médico-Paciente

Resumo

O curso médico propicia ao aluno vivências psicológicas e cognitivas, possíveis de gerar sofrimento, embaraço e constrangimento. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem propõem a humanização durante a graduação. O objetivo é identificar as percepções de alunos de um curso médico com aprendizagem baseada em problemas, quanto ao seu preparo psicológico, suas vivências frente ao sofrimento do paciente e situações de embaraço e constrangimento. Estudo prospectivo, longitudinal, realizado com 219 alunos de um curso médico baseado na metodologia PBL durante a graduação. Utilizou-se questionários semiestruturados de acordo com os períodos em que se encontravam. Os dados foram avaliados por análise descritiva, bivariada e teste Qui-Quadrado de Pearson e por análise de conteúdo categorial. Nível de significância de 0,05. Do total de 572 questionários devolvidos, obteve-se 1096 respostas, sendo analisadas três categorias: quanto ao preparo psicológico do aluno frente ao paciente; envolvimento do aluno com o sofrimento do paciente e vivências do aluno em situações embaraçosas e constrangedoras. Os alunos relataram atitudes/comportamentos diante das suas vivências na graduação, tanto quanto ao seu preparo e/ou despreparo psicológico frente às situações embaraçosas e constrangedoras vivenciadas junto ao paciente. Atividades junto à comunidade, habilidades de comunicação e de clínicas que compunham a grade curricular do curso, contribuíram no aprendizado e no suporte do aluno junto ao paciente. A aprendizagem baseada em problemas possibilita que o estudante vivencie o cotidiano médico e uma experiência psicológica e cognitiva, de forma contínua e progressiva, durante a sua graduação. Os alunos perceberam algumas dificuldades com o modelo de ensino, na relação com os pacientes e criaram possibilidades frente às suas necessidades e vivências práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adozina Marques de Souza Neta , Universidade Tiradentes

Médica graduada pela Universidade Tiradentes- SE através de metodologias ativas. Médica especialista em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Miguel Couto- RJ. Médica residente em cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia -RJ Atualmente Médica da Emergência no Hospital Municipal Miguel Couto e Médica da Clínica Médica no Hospital Municipal Ronaldo Gazzola. Trabalhou na Unidade Semi - Intensiva do Hospital Copa D'or

Louise Nader Santos Silva, Universidade Tiradentes

Médica graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju-SE. Membro da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (2015-2016). Membro da Liga de Medicina Intensiva (2016). Presidente da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia de Sergipe (2016-2017). Apresenta interesse na área de Psiquiatria.

Yasmin Tourinho Delmondes Trindade, Universidade Tiradentes

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT em Aracaju-SE, no quinto ano (9 período). Possui nível intermediário de inglês. Realizou estágio extracurricular no Hospital Primavera - Aracaju/SE em 2022, na área de Urgência. Atualmente é diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Reumatologia de Sergipe (REUMATOLIGA-SE), Vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade de Sergipe (LIASE-SE), Sócia Acadêmica da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Déborah Mônica Machado Pimentel , Universidade Tiradentes

Imortal da Academia Sergipana de Educação e da Academia Sergipana de Medicina, tendo sido presidente desta última em duas gestões consecutivas (2006-2010). Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1982), Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Fundadora e presidente do Círculo Psicanalítico de Sergipe. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (2008-2010). Vice-presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (2014-2017). Filiada a International Federation of Psychoanalytic Societies. Editora da Revista Estudos de Psicanálise, indexada em IndexPsi Periódicos (BVS-PSI) classificada pela CAPES/Anppep (2008-2010). Professora Associada I ministra as disciplinas Ética Médica e Habilidades de Comunicação; e também Medicina Legal e Deontologia do Departamento de Medicina da UFS e foi membro do Comitê de Ética em Pesquisas da mesma universidade (2007-2016). Foi Professora Titular e coordenadora do Módulo Habilidades de Comunicação do curso de Medicina da Universidade Tiradentes por 12 anos até 2022. Na iniciativa privada é autônoma - Consultório de Psicanálise. Autora de, entre outros livros, Relações e conflitos éticos na prática de médicos e enfermeiros, publicado pelo Conselho Federal de Medicina; Formação de Psicanalistas e O Sonho do Jaleco Branco: saúde Mental dos Profissionais de Saúde. Organizadora de quatro obras coletivas sobre ética médica, conflitos éticos e psicanálise. Autora de vários artigos e capítulos de livros.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psicanálise. Seus temas de interesse para estudos, pesquisas e publicações são: psiquiatria, psicanálise, formação, saúde mental, habilidades de comunicação, bioética e ética médica. 

Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, graduado em Estatística pela UFS, com experiência em Bioestatística atuando em análise de dados categorizados e inferência não paramétrica em ciências da Saúde e em Física Estatística aplicada atuando com Detrended Fluctuation Analysis, Detrended Cross-Correlation Analysis, Detrended Partial Cross Correlation Analysis, DFA-Based Multiple Linear Regression, Sample Entropy, Multi-Scale Entropy e Sliding Window Method em ciências ambientais.

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade, Universidade Tiradentes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (1977) e Mestra em Ciências da Saúde pela UFS (2008). Gastroenterologista e Psicoterapeuta. Especialista em Gastroenterologia; Especialista em Gestalt Terapia/UFS; Especialista em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos Humanos (UFS/Universitat Jaumi I). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia (NTC/BA); Formação em Terapia Restruturativa Vivencial Peres (INTVP/SP). Especialista em Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente- ICDEP). Fundadora e Ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP)- Regional Aracaju (Gestões: 1997-1999; 1999-2002; 2004-2006 e 2009 2010); Ex-vice presidente da ABMP-Regional Nordeste (Gestão 2002-2004). Docente do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT); Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante da UNIT; Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa em seres Humano (CEP/UNIT); Coordenadora de Habilidades Médicas/UNIT; Prêmios concedidos: Premio Professora Leda Maria Delmondes Freitas Trindade e Comenda do Mérito Acadêmico Prof. Hesmoney Ramos de Santa Rosa. Orientadora da Liga de Gastrenterologia e Hepatologia de Sergipe (LAGHS); Colaboradora da Liga de Saúde Mental da UNIT. Área de atuação: Gastroenterologia; Clínica Médica; Psicossomática; Psicoterapia. Linha de Pesquisa: Ensino médico; Qualidade de vida; Doenças psicossomáticas; Distúrbios Funcionais do TGI; Helicobacter Pylori e doenças esofagogastrintestinais; Helicobacter Pylori e sorotipos sanguíneo ABO. Autora do livro ?Adoecer: opção por uma construção bélica?, Ed. UFS, 2016 e autora do capítulo III do livro Ensaios em Gestalt-terapia: percursos autobiográficos, EDUFBA, 2019.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Psiquiatria e Saúde Mental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)