Perfil epidemiológico dos portadores de helicobacter pylori de acordo com sistema do grupo sanguíneo ABO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.002.0006

Palavras-chave:

Epidemiologia, Fatores de risco, Helicobacter pylori, Sistema do grupo sanguíneo ABO

Resumo

A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) depende de fatores genéticos, socioambientais e associa-se patologias gástricas e grupos do sistema ABO. Correlacionar o perfil epidemiológico de portadores de HP com o sistema ABO. Estudo prospectivo, realizado em um serviço de endoscopia digestiva, de abril/2018 a maio/2019. Realizou-se biopsia e histopatologia de mucosa gástrica, teste rápido da uréase e tipagem sanguínea. Aplicado questionário sociodemográfico e clínico. Amostra composta de 44 portadores de HP. Dados analisados pelo RCore team 2019 e submetidos a análises descritivas e inferenciais. Nível de significância 5%. Todos assinaram o TCLE. Como resultado, 22 (50%) eram mulheres e 22(50%) homens; média de 55,2 anos (DP=16,7), não havendo significância estatística quando comparado entre os fenótipos do sistema ABO. O fenótipo O foi prevalente tanto em relação à moradia, profissão e os diversos graus de instrução. Maior freqüência do fenótipo O entre os portadores de cor parda e naqueles com infecção pelo HP, sendo 6 (23,1%) grau de intensidade leve, 10(38,5%) grau moderado e 10(38,5%) grau intenso. Diversos fatores contribuem para a transmissão e patogenicidade do HP. Fatores ligados aos genes do indivíduo parecem demonstrar correlação do sistema ABO com doenças gástricas, tendo o fenótipo A maior expressão do LEB, antígeno expresso na mucosa gástrica. Considerando que nem todas as cepas são igualmente específicas para O e Leb, é possivel que diferenças no perfil sociodemográfico e fatores de risco para a contaminação com cepas mais virulentas, possam favorecer a maior suscetibilidade a doenças gástricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Durval José de Santana Neto, Universidade Tiradentes

Graduando do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes - Unit, Atual membro da Liga Acadêmica de Processos Propedêuticos Médicos (2017/2018), com vínculo com o hospital de Urgência de Sergipe - Huse. Atual estagiário do estágio extracurricular em Cardiologia do Hospital São Lucas e participante do atual grupo de pesquisa em cardiologia do Grupo São Lucas Cardio. Apresenta grande interesse por Cirurgia Geral e Clínica Médica. 

Larissa Gonçalves Moreira, Universidade Tiradentes

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT. Ex membro e presidente da Liga Acadêmica de Processos Propedêuticos Médicos (LAPPM) (2017/2019), com vínculo com o Hospital de Urgências de Sergipe - HUSE. Atualmente atua como membro e diretora de pesquisa da primeira Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACG) da UNIT (2019/2020). Ex Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (PROBIC) (2018-2019). Apresenta grande interesse por Cirurgia Geral.

Vinícius Leite de Castro, Universidade Tiradentes

Médico graduado pela Universidade Federal de Sergipe; Residência Médica em Cirurgia Geral (Hospital Ipiranga/SP); Especialização em Endoscopia Gastrointestinal (Hospital das Clínicas da USP/SP); Especialização em Endoscopia Gastrointestinal Avançada: CPRE e Ultrassom Endoscópico (Hospital das Clínicas da USP/SP); Fellowship em Endoscopia Avançada no Beth Israel Deaconess Medical Center (Harvard Medical School/Boston/EUA); Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) - Associação Médica Brasileira (AMB); Especialização em Manometria e pHmetria (Hospital das Clínicas da USP/SP); Mestrado em Ciências da Gastroenterologia pela USP/SP; Professor Assistente de Medicina - Unit/SE 

Adriana de Oliveira Guimarães, Universidade Tiradentes

Doutora e Mestre no programa em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2019/2013), Especialista em Gestão de Saúde Publica e da Família. Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Tiradentes (2005), graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Modalidade Médica pela Universidade Tiradentes (2005). Atualmente realiza análises das amostras de Liquor no Laboratório Central de Biomedicina ? UNITLab. Professora Adjunta da Universidade Tiradentes, supervisora de tutores e tutora do curso de Medicina- UNIT, e membro da comissão de capacitação em PBL NAPED (Núcleo de Apoio Pedagógico) atuando como capacitadora em ABP (Aprendizagem Baseada em problemas. Possui experiência em Biomedicina Hospitalar, Gestão em Saúde, Gestão Laboratorial e PBL.

Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, graduado em Estatística pela UFS, com experiência em Bioestatística atuando em análise de dados categorizados e inferência não paramétrica em ciências da Saúde e em Física Estatística aplicada atuando com Detrended Fluctuation Analysis, Detrended Cross-Correlation Analysis, Detrended Partial Cross Correlation Analysis, DFA-Based Multiple Linear Regression, Sample Entropy, Multi-Scale Entropy e Sliding Window Method em ciências ambientais.

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade, Universidade Tiradentes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (1977) e Mestra em Ciências da Saúde pela UFS (2008). Gastroenterologista e Psicoterapeuta. Especialista em Gastroenterologia; Especialista em Gestalt Terapia/UFS; Especialista em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos Humanos (UFS/Universitat Jaumi I). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia (NTC/BA); Formação em Terapia Restruturativa Vivencial Peres (INTVP/SP). Especialista em Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente- ICDEP). Docente do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT); Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante da UNIT; Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa em seres Humano (CEP/UNIT); Coordenadora de Habilidades Médicas/UNIT; Prêmios concedidos: Premio Professora Leda Maria Delmondes Freitas Trindade e Comenda do Mérito Acadêmico Prof. Hesmoney Ramos de Santa Rosa. Orientadora da Liga de Gastrenterologia e Hepatologia de Sergipe (LAGHS); Colaboradora da Liga de Saúde Mental da UNIT. Área de atuação: Gastroenterologia; Clínica Médica; Psicossomática; Psicoterapia. Linha de Pesquisa: Motivação e escolha da profissão; Ensino médico; Qualidade de vida; Doenças psicossomáticas; Distúrbios Funcionais do TGI; Helicobacter Pylori e doenças esofagogastrintestinais; Helicobacter Pylori e sorotipos sanguíneo ABO. Autora do livro ?Adoecer: opção por uma construção bélica?, Ed. UFS, 2016. 

Downloads

Publicado

2020-04-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)