Contribuição ao estudo do diagnóstico clínico laboratorial e diferencial das Entamoeba histolytica e Entamoeba dispar

Autores

  • Carinele Marques Veras da Silva Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria - Ponta Grossa/ Paraná
  • Synara Alexandre Araujo Silva Universidade Tiradentes
  • Adriana de Oliveira Guimarães Universidade Tiradentes
  • Sheyla Alves Rodrigues Instituto Federal de Sergipe
  • Ana Maria Guedes de Brito Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.002.0009

Palavras-chave:

Diagnóstico Diferencial, Entamoeba histolytica, Entamoeba dispar

Resumo

Desde que, a Entamoeba histolytica foi considerada espécie distinta da Entamoeba dispar, o diagnóstico diferencial entre elas tornou-se indispensável. Nesse cenário esse estudo, objetivou realizar uma revisão bibliográfica a partir de documentos e bases de dados consolidadas com a meta de subsidiar os profissionais em saúde sobre o conhecimento no que concerne aos exames clínicos laboratoriais para efetuar a distinção entre os amebídeos antes citados, minimizando as dúvidas que por ventura permeia esses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carinele Marques Veras da Silva, Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria - Ponta Grossa/ Paraná

Possui graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Tiradentes, UNIT. Aracaju/SE, Brasil (2012). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia comercial.

Synara Alexandre Araujo Silva, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (2002). Mestrado em Doenças infecciosas e parasitarias pela Universidade de São Paulo- USP. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Análise clínica e Biologia molecular

Adriana de Oliveira Guimarães, Universidade Tiradentes

Biomédica, Mestre em Saúde e Ambiente, e especialista em Gestão em Saúde Pública e da Família. Possui experiência em Saúde Hospitalar. Atualmente responsável técnica e científica e Professora Assistente de estágio em análises clínicas desenvolvidos no Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes - UNIT-Lab, bem como Tutora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes.

Sheyla Alves Rodrigues, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Tiradentes (2001) e em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (2002), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2007) e Doutora em Biotecnologia pela RENORBIO (2011). Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe, sendo membro do Núcleo de Inovação Tecnológica. Áreas de interesse: Ensaios pré-clínicos em Neuropsicofarmacologia, Biotecnologia em recursos naturais, micro-organismos produtores de biomassa e propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Ana Maria Guedes de Brito, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Farmacia Bioquimica pela Universidade Estadual da Paraíba (1978) e mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Parasitolgia, atuando principalmente nos seguintes temas: incidência, epidemiologia, diagnóstico, prevenção, tricomoníase, leismaniose visceral e esquistossomose mansonica, bem como pesquisa de novos farmácos para o tratamento em leishmaniose visceral.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)