Aprendizagem Baseada em Problema: percepção de alunos de Medicina no contato com o paciente
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0022Palavras-chave:
Estudantes de Medicina, Ensino Médico, Aprendizagem Baseada em Problemas, elação Médico-PacienteResumo
O curso médico propicia ao aluno vivências psicológicas e cognitivas, possíveis de gerar sofrimento, embaraço e constrangimento. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem propõem a humanização durante a graduação. O objetivo é identificar as percepções de alunos de um curso médico com aprendizagem baseada em problemas, quanto ao seu preparo psicológico, suas vivências frente ao sofrimento do paciente e situações de embaraço e constrangimento. Estudo prospectivo, longitudinal, realizado com 219 alunos de um curso médico baseado na metodologia PBL durante a graduação. Utilizou-se questionários semiestruturados de acordo com os períodos em que se encontravam. Os dados foram avaliados por análise descritiva, bivariada e teste Qui-Quadrado de Pearson e por análise de conteúdo categorial. Nível de significância de 0,05. Do total de 572 questionários devolvidos, obteve-se 1096 respostas, sendo analisadas três categorias: quanto ao preparo psicológico do aluno frente ao paciente; envolvimento do aluno com o sofrimento do paciente e vivências do aluno em situações embaraçosas e constrangedoras. Os alunos relataram atitudes/comportamentos diante das suas vivências na graduação, tanto quanto ao seu preparo e/ou despreparo psicológico frente às situações embaraçosas e constrangedoras vivenciadas junto ao paciente. Atividades junto à comunidade, habilidades de comunicação e de clínicas que compunham a grade curricular do curso, contribuíram no aprendizado e no suporte do aluno junto ao paciente. A aprendizagem baseada em problemas possibilita que o estudante vivencie o cotidiano médico e uma experiência psicológica e cognitiva, de forma contínua e progressiva, durante a sua graduação. Os alunos perceberam algumas dificuldades com o modelo de ensino, na relação com os pacientes e criaram possibilidades frente às suas necessidades e vivências práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.