Problem-based learning: perception of medical students in contact with the patient.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0022

Keywords:

Medical Students, Medical Education, Problem-Based Learning, Doctor-patient relationship

Abstract

The medical course provides the student with psychological and cognitive experiences, which can generate suffering, embarrassment and embarrassment. Active teaching and learning methodologies propose humanization during graduation. The objective: to identify the perceptions of students from a medical course with problem-based learning, regarding their psychological preparation, their experiences with the patient's suffering and situations of embarrassment and embarrassment. Prospective, longitudinal study, carried out with 219 students of a medical course based on the PBL methodology during graduation. Semi-structured questionnaires were used according to the periods in which they were found. Data were evaluated by descriptive analysis, bivariate and Pearson's chi-square test and by categorical content analysis. Significance level of 0.05. From the 572 returned questionnaires, 1096 responses were obtained, being analyzed three categories: regarding the psychological preparation of the student towards the patient; student involvement with the patient's suffering and student experiences in embarrassing and embarrassing situations. Students reported attitudes/behaviours in face of their experiences at graduation, as well as their preparation and/or psychological unpreparedness in the face of embarrassing and embarrassing situations experienced with the patient. Activities with the community, communication skills and clinics that made up the curriculum of the course, contributed to the student's learning and support with the patient. Conclusion: problem-based learning allows the student to experience the medical routine and a psychological and cognitive experience, in a continuous and progressive way, during their graduation. The students noticed some difficulties with the teaching model, in the relationship with patients and created possibilities in view of their needs and practical experiences.

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Author Biographies

Adozina Marques de Souza Neta , Universidade Tiradentes

Médica graduada pela Universidade Tiradentes- SE através de metodologias ativas. Médica especialista em Clínica Médica pelo Hospital Municipal Miguel Couto- RJ. Médica residente em cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia -RJ Atualmente Médica da Emergência no Hospital Municipal Miguel Couto e Médica da Clínica Médica no Hospital Municipal Ronaldo Gazzola. Trabalhou na Unidade Semi - Intensiva do Hospital Copa D'or

Louise Nader Santos Silva, Universidade Tiradentes

Médica graduada pela Universidade Tiradentes, Aracaju-SE. Membro da Liga de Ginecologia e Obstetrícia (2015-2016). Membro da Liga de Medicina Intensiva (2016). Presidente da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia de Sergipe (2016-2017). Apresenta interesse na área de Psiquiatria.

Yasmin Tourinho Delmondes Trindade, Universidade Tiradentes

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT em Aracaju-SE, no quinto ano (9 período). Possui nível intermediário de inglês. Realizou estágio extracurricular no Hospital Primavera - Aracaju/SE em 2022, na área de Urgência. Atualmente é diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Reumatologia de Sergipe (REUMATOLIGA-SE), Vice-presidente da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade de Sergipe (LIASE-SE), Sócia Acadêmica da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Déborah Mônica Machado Pimentel , Universidade Tiradentes

Imortal da Academia Sergipana de Educação e da Academia Sergipana de Medicina, tendo sido presidente desta última em duas gestões consecutivas (2006-2010). Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1982), Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Fundadora e presidente do Círculo Psicanalítico de Sergipe. Presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (2008-2010). Vice-presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise (2014-2017). Filiada a International Federation of Psychoanalytic Societies. Editora da Revista Estudos de Psicanálise, indexada em IndexPsi Periódicos (BVS-PSI) classificada pela CAPES/Anppep (2008-2010). Professora Associada I ministra as disciplinas Ética Médica e Habilidades de Comunicação; e também Medicina Legal e Deontologia do Departamento de Medicina da UFS e foi membro do Comitê de Ética em Pesquisas da mesma universidade (2007-2016). Foi Professora Titular e coordenadora do Módulo Habilidades de Comunicação do curso de Medicina da Universidade Tiradentes por 12 anos até 2022. Na iniciativa privada é autônoma - Consultório de Psicanálise. Autora de, entre outros livros, Relações e conflitos éticos na prática de médicos e enfermeiros, publicado pelo Conselho Federal de Medicina; Formação de Psicanalistas e O Sonho do Jaleco Branco: saúde Mental dos Profissionais de Saúde. Organizadora de quatro obras coletivas sobre ética médica, conflitos éticos e psicanálise. Autora de vários artigos e capítulos de livros.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psicanálise. Seus temas de interesse para estudos, pesquisas e publicações são: psiquiatria, psicanálise, formação, saúde mental, habilidades de comunicação, bioética e ética médica. 

Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE, graduado em Estatística pela UFS, com experiência em Bioestatística atuando em análise de dados categorizados e inferência não paramétrica em ciências da Saúde e em Física Estatística aplicada atuando com Detrended Fluctuation Analysis, Detrended Cross-Correlation Analysis, Detrended Partial Cross Correlation Analysis, DFA-Based Multiple Linear Regression, Sample Entropy, Multi-Scale Entropy e Sliding Window Method em ciências ambientais.

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade, Universidade Tiradentes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (1977) e Mestra em Ciências da Saúde pela UFS (2008). Gastroenterologista e Psicoterapeuta. Especialista em Gastroenterologia; Especialista em Gestalt Terapia/UFS; Especialista em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos Humanos (UFS/Universitat Jaumi I). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Núcleo de Terapia Cognitiva da Bahia (NTC/BA); Formação em Terapia Restruturativa Vivencial Peres (INTVP/SP). Especialista em Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente- ICDEP). Fundadora e Ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP)- Regional Aracaju (Gestões: 1997-1999; 1999-2002; 2004-2006 e 2009 2010); Ex-vice presidente da ABMP-Regional Nordeste (Gestão 2002-2004). Docente do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes (UNIT); Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante da UNIT; Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa em seres Humano (CEP/UNIT); Coordenadora de Habilidades Médicas/UNIT; Prêmios concedidos: Premio Professora Leda Maria Delmondes Freitas Trindade e Comenda do Mérito Acadêmico Prof. Hesmoney Ramos de Santa Rosa. Orientadora da Liga de Gastrenterologia e Hepatologia de Sergipe (LAGHS); Colaboradora da Liga de Saúde Mental da UNIT. Área de atuação: Gastroenterologia; Clínica Médica; Psicossomática; Psicoterapia. Linha de Pesquisa: Ensino médico; Qualidade de vida; Doenças psicossomáticas; Distúrbios Funcionais do TGI; Helicobacter Pylori e doenças esofagogastrintestinais; Helicobacter Pylori e sorotipos sanguíneo ABO. Autora do livro ?Adoecer: opção por uma construção bélica?, Ed. UFS, 2016 e autora do capítulo III do livro Ensaios em Gestalt-terapia: percursos autobiográficos, EDUFBA, 2019.

Published

2022-05-18

Issue

Section

Psiquiatria e Saúde Mental

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