Atenção à saúde dos profissionais do sexo: a ótica da equipe de enfermagem da estratégia saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0012Palavras-chave:
Prostituição, Saúde, EnfermagemResumo
A prostituição é vista pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como um trabalho onde o sexo é artigo de mercadoria, sendo realizado em troca de dinheiro, sem junção afetiva entre os envolvidos. O objetivo é caracterizar a atenção à saúde prestada pela equipe de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família a profissional do sexo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, de abordagem qualitativa, que seguiu os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do CNS. Foram pesquisados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado e as respostas foram analisadas em percentuais e categorias. Embora seja uma das profissões mais antigas do mundo, a prostituição ainda é malvista pela sociedade. Percebeu-se que os profissionais da enfermagem possuem diferentes barreiras para agregar essa população aos serviços de saúde, comprometendo assim a atenção à saúde preconizada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Observou-se que a atenção à saúde oferecida pela equipe de enfermagem é permeada por dificuldades de cunho social como o preconceito, e relacionadas à própria formação do profissional. Cabe destacar que as políticas públicas precisam ser aprimoradas, assim como a atualização dos processos de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família, para garantia do direito à saúde dessa população. Evidenciou-se a necessidade de ampliar a percepção da equipe de enfermagem sobre este público, principalmente através do processo de trabalho, de forma que garantam a integralidade do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.