Atenção à saúde dos profissionais do sexo: a ótica da equipe de enfermagem da estratégia saúde da família

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0012

Palabras clave:

Prostituição, Saúde, Enfermagem

Resumen

A prostituição é vista pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como um trabalho onde o sexo é artigo de mercadoria, sendo realizado em troca de dinheiro, sem junção afetiva entre os envolvidos. O objetivo é caracterizar a atenção à saúde prestada pela equipe de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família a profissional do sexo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, de abordagem qualitativa, que seguiu os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do CNS. Foram pesquisados enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado e as respostas foram analisadas em percentuais e categorias. Embora seja uma das profissões mais antigas do mundo, a prostituição ainda é malvista pela sociedade. Percebeu-se que os profissionais da enfermagem possuem diferentes barreiras para agregar essa população aos serviços de saúde, comprometendo assim a atenção à saúde preconizada pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Observou-se que a atenção à saúde oferecida pela equipe de enfermagem é permeada por dificuldades de cunho social como o preconceito, e relacionadas à própria formação do profissional. Cabe destacar que as políticas públicas precisam ser aprimoradas, assim como a atualização dos processos de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família, para garantia do direito à saúde dessa população. Evidenciou-se a necessidade de ampliar a percepção da equipe de enfermagem sobre este público, principalmente através do processo de trabalho, de forma que garantam a integralidade do cuidado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Sabino dos Santos, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto Educacional Santa Catarina(2019). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Priscilla Gonçalves Ferreira, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (2019).

Rogério Carvalho de Figueredo, Faculdade Guaraí

Doutorando em Enfermagem e Mestre em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Unyleya (2020), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), bacharel em Enfermagem pela Universidade de Gurupi (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, como enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2, e da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. Foi facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Possui experiência como professor e coordenador do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Compôs os colegiados de Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física e Direito da mesma IES. Lecionou disciplinas teóricas, teórico-práticas e também supervisão de estágios do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Foi o idealizador do primeiro grupo de estudos, pesquisa e produção acadêmica em Saúde Coletiva do curso de Enfermagem IESC-FAG, orientando discentes na elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. Coordena, organiza e desenvolve ações de educação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da Taxonomia de Bloom e da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender.

Leidiany Souza Silva, Faculdade Guaraí

Enfermeira. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo - UNASP (2020), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde da Família pela Faculdade Instituto de Pós Graduação do Tocantins - ITOP (2015), bacharel em Enfermagem pela Universidade Gurupi (2012). Docente da Universidade de Gurupi (UNIRG), Campus Paraíso, do curso de Medicina. Servidora Pública Efetiva como enfermeira do Pronto Atendimento no município de Presidente Kennedy - TO. Trabalhou como Docente no Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC/FAG) no curso de enfermagem ministra aulas teóricas, teórico-prática e estágios supervisionados na Atenção Primária (Unidade Básica de Saúde) e Atenção Secundária (Hospital Regional Público de Guaraí) - (2018- 2021). Foi professora do colegiado de enfermagem da Faculdade de Colinas - UNIESP onde leciona aulas teóricas e teórico-prática, também supervisão de estágio no âmbito da Atenção Primária (2016 - 2021). Atuou como Gerente da Atenção Primária em Saúde no município de Presidente Kennedy - TO (2019 - 2020). Na área assistencial coordenou Equipe de Estratégia saúde da Família (ESF) no município de Presidente Kennedy - TO (2013-2016). 

Renata Cristina Correia da Silva Amorim, Universidad Columbia del Paraguay

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Novo Milênio (2007). Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Administração e Gestão em Saúde Pública, pela Universidad Columbia del Paraguay. Doutoranda em Saúde Pública. Atualmente é membro da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes - HUCAM da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem experiência na área de Enfermagem em Nefrologia, com ênfase em Enfermagem 

Publicado

2021-06-22

Número

Sección

Enfermagem em Saúde Pública

Artículos más leídos del mismo autor/a