Health care for sex professionals: the view of the nursing team of the family health strategy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0012

Keywords:

Prostitution, Health, Nursing

Abstract

Prostitution is seen by the Ministry of Labor and Employment (MTE) as a job where sex is an article of merchandise, being carried out in exchange for money, without affective joining between those involved. The objective is to characterize the health care provided by the Nursing team of the Family Health Strategy to sex workers. This is a descriptive field research, with a qualitative approach, which followed the ethical precepts of Resolution 466/2012 of the CNS. Nurses and nursing technicians who work in the Family Health Strategy were surveyed. Data were collected through a structured questionnaire and responses were analyzed in percentages and categories. Although prostitution is one of the oldest professions in the world, it is still frowned upon by society. It was noticed that nursing professionals have different barriers to add this population to health services, thus compromising the health care recommended by the principles and guidelines of the Unified Health System. It was observed that the health care offered by the nursing team it is permeated by difficulties of a social nature such as prejudice, and related to the professional's own training. It is worth mentioning that public policies need to be improved, as well as updating the work processes of the Family Health Strategy teams, in order to guarantee the right to health of this population. The need to expand the perception of the nursing team about this public was evidenced, mainly through the work process, in order to guarantee the integrality of care.

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Author Biographies

Patrícia Sabino dos Santos, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto Educacional Santa Catarina(2019). Tem experiência na área de Enfermagem. 

Priscilla Gonçalves Ferreira, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Enfermagem pelo Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (2019).

Rogério Carvalho de Figueredo, Faculdade Guaraí

Doutorando em Enfermagem e Mestre em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal de Fluminense (2017), Especialista em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Unyleya (2020), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade ITOP (2013), bacharel em Enfermagem pela Universidade de Gurupi (2012). Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família. Atuou na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins como Gerente de Ciclos de Vida em 2016/1 a 2017/1, como enfermeiro da área técnica de Atenção Integral à Saúde da Mulher 2015/2. Foi membro da Câmara Técnica do Comitê Estadual de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil em 2015/2, e da equipe técnica de acompanhamento dos casos de microcefalia do Estado em 2016. Foi facilitador do projeto Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência. Possui experiência como professor e coordenador do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. Compôs os colegiados de Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física e Direito da mesma IES. Lecionou disciplinas teóricas, teórico-práticas e também supervisão de estágios do curso de enfermagem no âmbito da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e Assistência Hospitalar (Hospital Regional Público de Guaraí). Foi o idealizador do primeiro grupo de estudos, pesquisa e produção acadêmica em Saúde Coletiva do curso de Enfermagem IESC-FAG, orientando discentes na elaboração de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. Coordena, organiza e desenvolve ações de educação continuada e permanente em saúde através de apoio, cooperações, treinamentos, consultorias, oficinas e web conferências. Na docência atua seguindo os pressupostos da Taxonomia de Bloom e da interdisciplinaridade no ensino, abordando os conteúdos através de metodologias dinâmicas e interativas que propõem a compreensão do aprender.

Leidiany Souza Silva, Faculdade Guaraí

Enfermeira. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Adventista de São Paulo - UNASP (2020), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e Saúde da Família pela Faculdade Instituto de Pós Graduação do Tocantins - ITOP (2015), bacharel em Enfermagem pela Universidade Gurupi (2012). Docente da Universidade de Gurupi (UNIRG), Campus Paraíso, do curso de Medicina. Servidora Pública Efetiva como enfermeira do Pronto Atendimento no município de Presidente Kennedy - TO. Trabalhou como Docente no Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC/FAG) no curso de enfermagem ministra aulas teóricas, teórico-prática e estágios supervisionados na Atenção Primária (Unidade Básica de Saúde) e Atenção Secundária (Hospital Regional Público de Guaraí) - (2018- 2021). Foi professora do colegiado de enfermagem da Faculdade de Colinas - UNIESP onde leciona aulas teóricas e teórico-prática, também supervisão de estágio no âmbito da Atenção Primária (2016 - 2021). Atuou como Gerente da Atenção Primária em Saúde no município de Presidente Kennedy - TO (2019 - 2020). Na área assistencial coordenou Equipe de Estratégia saúde da Família (ESF) no município de Presidente Kennedy - TO (2013-2016). 

Renata Cristina Correia da Silva Amorim, Universidad Columbia del Paraguay

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Novo Milênio (2007). Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Administração e Gestão em Saúde Pública, pela Universidad Columbia del Paraguay. Doutoranda em Saúde Pública. Atualmente é membro da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes - HUCAM da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem experiência na área de Enfermagem em Nefrologia, com ênfase em Enfermagem 

Published

2021-06-22

Issue

Section

Enfermagem em Saúde Pública

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