Importância e atuação do Cirurgião-Dentista no tocante a higiene bucal da pessoa portadora de cegueira: uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0027%20

Palabras clave:

Cegueira, Higiene Bucal, Cirurgião-Dentista, Importância

Resumen

De acordo com levantamentos realizados em 2013, 6,2% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, sendo a visual a mais comum e acomete cerca de 3,6% dos brasileiros. Torna-se imprescindível a inclusão de pessoas com deficiência visual, em todas as etapas da vida e esferas social, política e econômica. Os profissionais de odontologia devem saber reconhecer na população com deficiência visual um campo próspero de trabalho e inserção de políticas públicas. O presente estudo tem como objetivo discutir a avaliar a atuação e importância do Cirurgião-Dentista no contexto de higiene bucal do paciente portador de deficiência visual. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa da literatura, e no que se refere ao material utilizado, foram escolhidas as seguintes plataformas de pesquisa: Google Acadêmico, Lilacs – Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online). No que se refere aos métodos de inclusão e exclusão: estudos disponíveis na íntegra, em português publicados entre 2012 e 2022 com pertinência temática, excluindo-se estudos incompletos e que foram publicados antes de 2012. Foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 09 artigos para serem analisados na presente revisão do tipo integrativa da literatura. Durante a busca dos estudos, verificou-se uma escassez de estudos que tratassem especificamente desta temática. Os resultados apontam sobre a importância da criação de ações e estratégias pelo Cirurgião-dentista no que tange a inclusão, acessibilidade e autonomia do deficiente visual. Os estudos apontam que o profissional em questão tem vital importância na promoção da saúde e qualidade destes pacientes especiais. As conclusões afirmam que as principais considerações para o Cirurgião-Dentista estão relacionadas com o reconhecimento da falta de autonomia dos seus pacientes, principalmente as relacionadas com a higiene bucal, buscando com isso a prevenção da cárie e manejo satisfatório da higiene bucal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Vinícios Ferreira dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Mestre em Ciências e Meio Ambiente. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto. Bacharel em Enfermagem. Atualmente é Docente da Faculdade Integrada Carajás - FIC, Professor Auxiliar da Graduação em Medicina da FESAR/Afya e Professor convidado do Instituto de Pós-graduação Antônio Carlos (INCAR). Proprietário da Precisa cursos livres e capacitações na área da saúde. 

Amanda Letícia Silva Alves, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Dom Luiz de Moura Palha(2017).

Isayany Lopes Ribeiro Simões, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Organização Educacional Valdo Lúcio de Oliveira(2009).

Publicado

2023-01-04

Número

Sección

Odontologia Social e Preventiva

Artículos más leídos del mismo autor/a