Tuberculose: uma análise epidemiológica no estado do Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0008

Palavras-chave:

Tuberculose, Baciloscopia, Bacilo de Koch

Resumo

A tuberculose é uma patologia causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch), tem prevalência do acometimento pulmonar, porém pode manifestar-se em outros órgãos. Em sua forma mais prevalente ela costuma causar grande comprometimento pulmonar e necessita de diagnóstico e tratamento precoce. Pesquisar sobre os dados epidemiológicos relacionados ao diagnóstico da tuberculose no estado do Pará. O presente trabalho trata-se de um estudo epidemiológico observacional e retrospectivo, redigido a partir da criação de uma pergunta PICO e que utilizou os dados coletados a partir do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) para quantificar e classificar os casos confirmados de tuberculose no estado do Pará no intervalo de janeiro de 2020 a junho de 2022. Do total de casos confirmados no intervalo proposto, uma média de 2600 casos por semestre, pode-se observar que existe uma prevalência da realização da baciloscopia sobre os outros métodos diagnósticos: 75,5% dos pacientes realizaram a baciloscopia contra 21,1% que realizaram o teste rápido e 15,9% que realizaram a cultura do escarro (padrão ouro). Também foi possível verificar através do estudo que existe uma parcela considerável de pessoas diagnosticadas que são de grupos de risco (pessoas convivendo com HIV, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de rua) sendo mais prevalente o grupo de pessoas privadas de liberdade, devido principalmente a forma de transmissão da doença e a facilidade de contágio nessas instituições. Com os dados coletados pode-se notar que, no estado do Pará, as pessoas de 20-59 e do sexo masculino são o grupo alvo em que a prevenção e rastreio precoce da tuberculose devem ser realizados. Além disso, dentre os grupos vulneráveis estudados, as pessoas privadas de liberdade são outro segmento populacional que também merece atenção quando se trata de prevalência de casos de tuberculose. Ademais, ainda são necessários mais estudos epidemiológicos nesse estado para fins de aprimorar o atendimento e personaliza-lo as populações alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enio Cardoso Dias, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Acadêmico do curso de medicina, 7º período, da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida. Atuando como tesoureiro na Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Amazônia reunida e ligante da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. Experiência em liderança, trabalho em equipe, organização, tecnologias e informática. 

Marinna Castro Batista Moisés, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Acadêmica do curso de medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida. Experiência em: comunicação, trabalho em equipe, liderança, administração em geral. 

Paulo Henrique Costa de Bessa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Dom Pedro II(2019). 

Cristyan Pantaleão Gandolfo , Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio objetivo(2019). 

Ilber Patrick Silveira Valentin, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Adventista de Marabá(2017). 

Endra Giovanna Joshuá de Sousa Lima, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal do Piauí(2016). Tem experiência na área de Medicina.

Marcos Vinicios Ferreira dos Santos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Mestre em Ciências e Meio Ambiente. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto. Bacharel em Enfermagem. Atualmente é Docente da Faculdade Integrada Carajás - FIC, Professor Auxiliar da Graduação em Medicina da FESAR/Afya e Professor convidado do Instituto de Pós-graduação Antônio Carlos (INCAR). Proprietário da Precisa cursos livres e capacitações na área da saúde. 

Publicado

2023-06-19