A importância da fisioterapia no acompanhamento de pacientes bariátricos: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0002Palavras-chave:
Fisioterapia, Atividade motora, Cirurgia BariátricaResumo
A obesidade é uma doença que causa desequilíbrio no funcionamento do organismo humano, e tem um dos métodos de intervenção a cirurgia bariátrica e durante este processo, a fisioterapia é fundamental para fortalecimento do sistema respiratório dentre outros benefícios ao paciente bariátrico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a intervenção fisioterapêutica nos casos de pacientes pré e pós operados de cirurgia bariátrica. Neste aspecto, trata-se de uma pesquisa que analisa os resultados de 10 artigos selecionados através da metodologia de revisão integrativa da literatura, com a aplicação do método qualitativo de pesquisa, que resultou em 33 artigos, onde foram excluídos 23 com base nos critérios pré-determinados. 10 artigos foram analisados demonstrando que a intervenção fisioterapêutica é fundamental para treinamento muscular respiratório pois, auxilia diretamente em resultados satisfatórios no quadro dos pacientes. Desta forma, levando em consideração o efeito da intervenção fisioterapêutica com foco do treinamento muscular, impactando diretamente a função pulmonar dos pacientes bariátricos é alto. Assim, torna-se fundamental a presença deste profissional no acompanhamento deste tipo de intervenção cirúrgica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.