O impacto da fisioterapia na qualidade de vida do paciente com doença de Parkinson
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0004Palavras-chave:
Parkinson, Fisioterapia, Qualidade de Vida, TratamentoResumo
A doença de Parkinson causa a degeneração do sistema nervoso impactando a qualidade de vida do paciente, pois tremor, rigidez e bradicinesia impedem o desenvolvimento de atividades rotineiras. Para isso, as intervenções fisioterapêuticas são uma opção para monitorar e evolução da doença e promover um tratamento interventivo. Discutir a fisioterapia enquanto forma de intervenção para os sintomas da doença de Parkinson, de modo a melhorar a qualidade de vida do paciente. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, através da aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão dos artigos, de modo a viabilizar a análise de 10 artigos. A partir da análise dos trabalhos é possível perceber a relevância das escalas do tratamento do Parkinson, pois, além da classificação do avanço da doença permite que o fisioterapeuta estabeleça parâmetros interventivos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, o fisioterapeuta através das escalas propostas por Hoehn e Yahr, conseguirá intervir no quadro do paciente, com finalidade de diminuir a rigidez, o tremor e a bradicinesia, impactando qualidade de uma forma positiva, ao permitir que atividade cotidianas sejam exercidas com autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.