O impacto da fisioterapia na qualidade de vida do paciente com doença de Parkinson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0004

Palavras-chave:

Parkinson, Fisioterapia, Qualidade de Vida, Tratamento

Resumo

A doença de Parkinson causa a degeneração do sistema nervoso impactando a qualidade de vida do paciente, pois tremor, rigidez e bradicinesia impedem o desenvolvimento de atividades rotineiras. Para isso, as intervenções fisioterapêuticas são uma opção para monitorar e evolução da doença e promover um tratamento interventivo. Discutir a fisioterapia enquanto forma de intervenção para os sintomas da doença de Parkinson, de modo a melhorar a qualidade de vida do paciente. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, através da aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão dos artigos, de modo a viabilizar a análise de 10 artigos. A partir da análise dos trabalhos é possível perceber a relevância das escalas do tratamento do Parkinson, pois, além da classificação do avanço da doença permite que o fisioterapeuta estabeleça parâmetros interventivos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, o fisioterapeuta através das escalas propostas por Hoehn e Yahr, conseguirá intervir no quadro do paciente, com finalidade de diminuir a rigidez, o tremor e a bradicinesia, impactando qualidade de uma forma positiva, ao permitir que atividade cotidianas sejam exercidas com autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Araújo Montelo, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdades Integradas Carajás(2022). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Ewerton Miranda de França, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM Prof. Deuzuita Pereira de Queiroz(2010).

Marcos Vinícios Ferreira dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Mestre em Ciências e Meio Ambiente. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto. Bacharel em Enfermagem. Atualmente é Docente da Faculdade Integrada Carajás - FIC, Professor Auxiliar da Graduação em Medicina da FESAR/Afya e Professor convidado do Instituto de Pós-graduação Antônio Carlos (INCAR). Proprietário da Precisa cursos livres e capacitações na área da saúde. 

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)