O impacto da fisioterapia na qualidade de vida do paciente com doença de Parkinson

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0004

Palabras clave:

Parkinson, Fisioterapia, Qualidade de Vida, Tratamento

Resumen

A doença de Parkinson causa a degeneração do sistema nervoso impactando a qualidade de vida do paciente, pois tremor, rigidez e bradicinesia impedem o desenvolvimento de atividades rotineiras. Para isso, as intervenções fisioterapêuticas são uma opção para monitorar e evolução da doença e promover um tratamento interventivo. Discutir a fisioterapia enquanto forma de intervenção para os sintomas da doença de Parkinson, de modo a melhorar a qualidade de vida do paciente. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, através da aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão dos artigos, de modo a viabilizar a análise de 10 artigos. A partir da análise dos trabalhos é possível perceber a relevância das escalas do tratamento do Parkinson, pois, além da classificação do avanço da doença permite que o fisioterapeuta estabeleça parâmetros interventivos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, o fisioterapeuta através das escalas propostas por Hoehn e Yahr, conseguirá intervir no quadro do paciente, com finalidade de diminuir a rigidez, o tremor e a bradicinesia, impactando qualidade de uma forma positiva, ao permitir que atividade cotidianas sejam exercidas com autonomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Araújo Montelo, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdades Integradas Carajás(2022). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Ewerton Miranda de França, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM Prof. Deuzuita Pereira de Queiroz(2010).

Marcos Vinícios Ferreira dos Santos, Faculdade Integrada Carajás

Mestre em Ciências e Meio Ambiente. Especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Adulto. Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto. Bacharel em Enfermagem. Atualmente é Docente da Faculdade Integrada Carajás - FIC, Professor Auxiliar da Graduação em Medicina da FESAR/Afya e Professor convidado do Instituto de Pós-graduação Antônio Carlos (INCAR). Proprietário da Precisa cursos livres e capacitações na área da saúde. 

Publicado

2023-01-04

Artículos más leídos del mismo autor/a