Hemoterapia: hemácias fenotipadas para pacientes falcêmicos

Autores

  • Simone Possas Andrade Faculdade Guaraí
  • Anderson José Gonzaga Lemos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mara Soares de Almeida Mota Faculdade Guaraí http://orcid.org/0000-0002-2068-3481
  • Patricia Delmiro de Sousa Takahagassi Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2017.002.0008

Palavras-chave:

Transfusão sanguínea, Hemácias fenotipadas, Anemia falciforme

Resumo

A hemoterapia é um meio de tratamento da anemia falciforme, sendo as transfusões de concentrado de hemácias fenotipadas mais utilizadas. A anemia falciforme, até os dias de hoje, é um desafio para seus portadores e profissionais da área, porque há uma grande dificuldade dos processos fisiopatológicos e por causa da gravidade de muitas das suas manifestações clinicas. Por isso, é importante que a doença seja detectada precocemente. O profissional biomédico é um dos principais responsável por isso, pois é qualificado para realizar os exames clínicos, a fim de diagnosticar e esclarecer o real quadro clínico e o tratamento adequado para doença. O objetivo do estudo é relatar a importância da hemoterapia em pacientes falcêmicos, dando ênfase à importância dos concentrados de hemácias fenotipadas para os pacientes falcêmicos. A imunofenotipagem eritrocitária nos pacientes portadores de anemia falciforme é importante para prevenir uma das principais complicações da terapia transfusional, uma vez que a presença de aloanticorpos e autoanticorpos dificulta a obtenção de sangue compatível e pode ocasionar reações transfusionais hemolíticas agudas ou tardias, aumentando a morbidade da doença. Deste modo, para o tratamento e diagnóstico correto, existem inúmeros exames, sendo os mais utilizados e qualificados, o teste do pezinho (utiliza-se para um pré-diagnóstico); o hemograma; e a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9, que é a técnica mais qualificada para a confirmação do diagnóstico desta hemoglobinopatia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Possas Andrade, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Especialista em Farmácia Clinica pela Faculdade Cambury-GO e especialista em Farmácia hospitalar pela Faculdade Oswaldo Cruz- SP. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins desde de agosto de 2012. Tem experiência como docente na área de Enfermagem, com ênfase em Farmacologia, Analise e interpretação de exames, Bioquímica, Microbiologia, Citologia e Parasitologia. Foi docente também no curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai, onde ministrou as disciplinas de Hematologia, Citopatologia, Farmacologia,Toxicologia e Bioquímica. Coordenadora da Agência transfusional de Guarai e Coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai até julho de 2018. 

Anderson José Gonzaga Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Biomedicina e habilitado em Patologia Clínica (Análises Clínicas) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas - Universidade Luterana do Brasil, CEULP/ULBRA, 2009. Possui Mestrado em Genética e Bioquímica (Área de concentração: Bioquímica, Linha de pesquisa: Estrutura e Função de Proteínas) pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2014. Doutorado em andamento (Ciências Biológicas: Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Tem experiência em Bioquímica Humana, Patologia, Farmacologia, Toxicologia e Desenvolvimento e Caracterização de Imunossensores para Diagnóstico de Doenças Cardiovasculares. Atualmente é integrante do corpo docente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Instituto Educacional Santa Catarina, IESC.

Mara Soares de Almeida Mota, Faculdade Guaraí

Graduação em Gestão Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2011) Pós Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Finom (2009). Pós Graduação em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela Faculdade Alfamérica (2018). Pós Graduação em Estética Facial e Corporal pela Faculdade Alfamérica (2018), Professora Adjunta nos cursos de biomedicina, enfermagem e fisioterapia e Professora supervisora de estágio supervisionado no curso de biomedicina no Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí- IESCFAG. Biomédica Responsável Técnica na Dedetizadora Guaraí.

Patricia Delmiro de Sousa Takahagassi, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Desenvolvimento Educacional de Guaraí (2008). Atualmente é coordenadora de enfermagem - SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE e professora assitente/ regime parcial do Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guarai. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: procedimento operacional padrão, rotinas de enfermagem, morte zero materno, alfabetização científica e trabalho de parto.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)